Educação e sexualidade
Por: Vanessa1210 • 22/10/2015 • Dissertação • 291 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
ATIVIDADE OBRIGATÓRIA |
DISCIPLINA: Educação e Sexualidade
SEMESTRE: 2015/2
PROFESSORAS: Gabriela Maria Dutra de Carvalho, Graziela Raupp Pereira Vera Márcia Marques dos Santos
ACADÊMICO/A: Vanessa De Faveri da Silva
Reflexão crítica sobre SEXO e SEXUALIDADE
Como foi apresentado no 1º capitulo do caderno pedagógico todos somos seres sexuados e essa sexualidade revela-se de diferentes formas, além disso, estamos em constante processo de educação sexual e por isso é preciso refletir sobre os conceitos e diferenças entre sexo e sexualidade.
Sexo refere-se as características físicas, biológicas, anatômicas e fisiológicas dos seres humanos que os definem como macho ou fêmea. Reconhece-se a partir de dados corporais, genitais, sendo o sexo uma construção natural, com a qual se nasce. Além destas, pesquisas recentes apontam que, também o código genético precisa ser considerado na constituição do sexo, o que complexifica as definições neste âmbito, cujo principal exemplo são as inúmeras formas de intersexualidade.
Muitos acreditam que ao falar de sexualidade estamos falando do ato sexual, mas sexualidade é mais que isso, é preciso entender que o conceito de sexualidade está ligado a tudo aquilo que somos capazes de sentir e expressar, além disso, a sexualidade é dinâmica, ou seja, a maneira como nos sentimos atraídos pelas outras pessoas em intensidade, em orientação e em identidade muda com o passar do tempo.
Bibliografia:
MELLO, Sônia Maria Martins. Educação e sexualidade: caderno pedagógico. Florianópolis: UDESC/CEAD/UAB, 2011.
MUSSKOPF, André Sidnei. Quando sexo, gênero e sexualidade se encontram. Disponível em < >. Acesso em: 25 de setembro de 2015.
REDE SUPER DE TELEVISÃO. Bate-papo – Mitos da sexualidade – Diferença entre sexo e sexualidade. Disponível em:
...