Educação para jovens e adulto
Por: Ergan • 6/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.561 Palavras (7 Páginas) • 205 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO AO CURSO EM GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA
MARIA DA PAZ RODRIGUES DE SOUZA
LORIS MALAGUZZI
[pic 4]
Porto Nacional - TO
2015
MARIA DA PAZ RODRIGUES DE SOUZA
LORIS MALAGUZZI
Trabalho apresentado ao Curso em Graduação de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização e Didática na Educação Infantil; Arte Educação e Música; Ludicidade e Educação; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e suas Linguagens; Seminário Interdisciplinar IV.
Prof. Edilaine Vagula, Tatiane Jardim, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini, Raquel Corrêa Lemos.
Porto Nacional – TO
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se à abordagem pedagógica desenvolvida por Loris Malaguzzi na cidade italiana de Reggio Emilia, com o objetivo de explorar a metodologia desenvolvida, os critérios, a filosofia a partir das 100 linguagens da criança, termo utilizado por Malaguzzi. Trata-se também especificamente de técnicas que compõe a abordagem como a valorização da linguagem da criança, organização do espaço, equipe colaborativa, participação dos pais, alem das manifestações desenvolvidas e exploradas pelas crianças através da arte. Por fim outro pressuposto importante abordado é o protagonismo infantil que é utilizado na abordagem dando voz e vez a criança.
DESENVOLVIMENTO
Loris Malaguzzi desenvolveu uma abordagem pedagógica na cidade italiana de Reggio Emilia junto a um grupo de cidadãos após a segunda guerra mundial, pois em sua juventude assistiu a guerra e percebeu o quanto precisaria mudar aquele cenário, para promover uma educação infantil de qualidade se inspirou em grandes teóricos como: Jean Piaget, Lev Vygotsky e John Dewey partindo de suas teorias psicopedagógicas, outra inspiração parte do principio marxista que pressupõe de que “a educação não é neutra, pois tanto produz quanto transforma a realidade”, com o objetivo de desenvolvimento intelectual, emocional, social e moral das crianças, pois havia a necessidade de reconstruir o tecido social, cultural e político da comunidade. Malaguzzi é nada mais que o fundador de uma filosofia da educação inovadora, que através das diferentes 100 linguagens da criança, principio criado e desenvolvido por ele, coloca-a como protagonista em um mundo em que o adulto é o centro, pois vê a criança como ativa, inventiva, capaz de explorar, curiosa, exprimindo-se nas suas diferentes 100 linguagens, ou seja, o autor enxerga a criança como o centro de sua pedagogia.
Quanto à metodologia desenvolvida em Reggio Emilia por Lóris Malaguzzi, essa se tornou referencia e é considerada uma das melhores educações infantis, sua filosofia esta baseada em um conjunto singular e inovador de suposições filosóficas, currículo e pedagogia, método de organização escolar e desenho de ambientes que chamamos de abordagem de Reggio Emília. Essa abordagem incentiva o desenvolvimento intelectual das crianças por meio de um foco sistemático sobre representação simbólica. As crianças pequenas são encorajadas a explorar seu ambiente e a expressar a si mesmas através de todas as suas cem "linguagens" naturais ou modos de expressão, incluindo palavras, movimento, desenhos, pinturas, montagens, escultura, teatro de sombras, colagens, dramatizações e música.
O ato de representação simbólica é um fator importante porque a partir do momento que a criança esta inserida em um processo grupal que no caso seria a escola ela passa a fazer representações mentais de todo o seu contexto o que pode desenvolver aprendizagem, por exemplo, quando vão fazer exposição dos seus desenhos a toda turma, nota-se que ela expressa aquilo que imagina de acordo com sua cognição, capacidade intelectual, cultura e também fazem inferências as atividades de outras crianças. Esse momento em que as crianças estão fazendo a exposição da sua arte para os demais, faz com que eles se tornem importantes e que o seu trabalho desenvolvido tem um significado, permite também que professores tenha acesso a subjetividade da criança podendo identificar fatores que ajudara no desempenho da criança através do contato com o imaginário infantil, pois a relação que se estabelece entre a criança e professor desenvolvem um vinculo afetivo que facilitara a proximidade de ambos. Toda essa relação e liberdade de expressão de opiniões favorecem a valorização da linguagem. Ao educador cabe variar metodologias para atingir as inteligências individuais, favorecer as práticas de autonomia e de iniciativa pessoal de cada um.
Quanto ao método de organização escolar que favorece a criança um contexto mais familiar esta a organização do espaço, que é caracterizado por minúsculos detalhes que torna o ambiente escolar harmonioso, nota-se que a criança tem acesso a qualquer parte do prédio escolar, como na cozinha totalmente acessível e visível aos pequeninos, pois as paredes são de vidros, também podem atuar ajudando a preparar as refeições, tarefas pequenas de higienizar frutas e até o uso de faca o que pode parecer estranho, mas da à criança o privilegio de realizar ações que talvez em casa não possam ser realizadas. Outro detalhe que chama a atenção é a presença de espelhos, que permite a criança conhece-se e conhece o outro.
Essa relação que existe entre a criança e a rede escolar esta relacionada a mais uma técnica dessa abordagem que é da equipe colaborativa, a partir do momento que todos estão unidos e com um objetivo em comum o trabalho desenvolvido terá resultados compensatórios, nessa abordagem vê-se que pedagogos, professores, cozinheiros, atelieristas se unem a fim de desenvolverem uma capacidade intelectual, uma educação que os torne bons cidadãos. Outra presença importante é a presença dos pais, eles podem acompanhar diariamente a criança até a escola, pois ao inserir nas atividades escolares junto aos filhos poderá facilitar o desempenho e aprendizagem. O contato desses com a escola estabelecem uma proximidade entre professores e pais, de maneira que realmente todos estes adultos são os educadores responsáveis pelo processo de desenvolvimento das crianças.
...