Educação virtual
Por: Carolina Isabelle • 5/5/2015 • Relatório de pesquisa • 411 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
“Tecnologia da informação e da educação. Uma realidade!”
Uma sociedade que pesquisa, cria, informa e que colhe informações. Estas são as principais características da sociedade da informação.
Vivemos diante de uma realidade que está tomando conta de todas as áreas, e esta realidade é a tecnologia.
A educação não está fora disto, pelo contrário, está cada dia mais dominado pelas tecnologias, do qual seus alunos desfrutam diariamente, convivem e interagem.
Mas que este domínio por enquanto esteja limitado pelas dificuldades encontradas para unir a tecnologia à sala de aula. Claro que alunos e professores usam a tecnologia para elaborarem e resolverem suas atividades, mas, com a mesma proporção seria ótimo se fossem inseridas em sala de aula.
Apesar dos professores usarem a tecnologia em seu dia a dia, existe a dificuldade de aplicá-la de uma forma didática, o que dificulta que possam levar esta ferramenta para sala de aula.
O acesso também pode ser considerado um obstáculo para a educação, tendo em vista que são poucas escolas que disponibilizam este recurso em salas de informática. Mas não basta haver distribuição de equipamentos e acesso à internet para os professores. É preciso que essas ações de democratização do acesso estejam integradas a outros programas de atualização e formação dos professores.
Os alunos também encontram esta dificuldade, pois nem todos tem acesso à tecnologia em suas casas.
O impacto das TIC na educação formal e escolar tem como maioria positiva, porém, pode vim acompanhada de aspectos negativos, tal como o “copia e cola”. Alunos estão deixando de ler e pesquisar os conteúdos pedidos e estão acessando os primeiros sites sugeridos, copiando e colando textos sem mesmo entender o conteúdo. Nem se atentam ao detalhe de que nem todos os sites são confiáveis (mais um problema detectado neste tipo de informação). Claro que este é um dos poucos aspectos negativos, diante de toda praticidade apresentada, da criatividade gerada e da realidade que está tomando conta da sociedade (principalmente da juventude). A tecnologia precisa fazer parte da educação, não só por trazer para sala a realidade vivida lá fora, mas também para envolver e desenvolver capacidades profissionais.
Temos sim que trazer a tecnologia para a educação, mas, não fazê-la instrumento único de aprendizado, os livros, papel, cadernos e lousa não podem ser deixados de lado, tendo em vista que unir a tecnologia a este tipo de conservadorismo faz com que os alunos não desenvolvam só um tipo de área, mas sempre adquira novos conhecimentos e entenda todos os meios de adquiri-los.
...