Educação a distância
Projeto de pesquisa: Educação a distância. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jujuzinha111 • 21/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 253 Visualizações
Introdução
Significativas transformações estão acontecendo em todos os setores da sociedade, sendo ao mesmo tempo causa e conseqüência do desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação. Na educação não é diferente, pois elas acentuam as possibilidades de desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e tornam a educação continuada e permanente uma necessidade crescente. Nesse contexto a educação a distância ganha grande impulso devido a possibilidade de rompimento de barreiras de tempo e espaço. No presente trabalho é proposta uma análise das políticas públicas brasileiras que permeiam a educação à distância com a finalidade de expor os principais desafios vivenciados.
Resumo
A Educação a Distância (EaD) é o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino e se caracteriza pelo uso das tecnologias. Ao longo dos anos passou por várias transformações, com apoio das políticas públicas que visam resolver questões relativas a determinados problemas.
A EaD no Brasil se desenvolveu por meio de iniciativas e decretos governamentais, cumprindo uma trajetória que acompanha a introdução e o crescimento de cada tecnologia no país, assim a EaD passou pela era do correio, rádio e da televisão, e cada período, de acordo com suas circunstâncias, acumulando certa qualidade de erros e acertos e contradições.
A EaD, em cada época, tem sido aliada dos sucessivos governos, que a tem utilizado como forma de ampliação do acesso para superar a defasagem educacional latente em diversas regiões do país. A educação superior vem através dos anos ganhando força e acadêmicos, no governo FHC, por exemplo, aconteceu a criação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB/1995) que trouxe para o país as políticas públicas para melhorar a educação, já no governo Lula, foi a criação do PROUNI o carro chefe para alavancar o acesso à educação superior.
A LDB estabelece para a educação superior um conjunto de princípios que indicam modificações no ensino, abrangendo os processos de descentralização e autonomia, e novas formas de padronização por meio de processos avaliativos.
No governo Lula a política se dá na ampliação das vagas na educação superior, em especial pública, estimulação da qualidade do ensino. Programas como o PROUNI e a Educação à Distância para auxiliar a formação de professores e assim também melhorar a educação básica do país.
A educação é essencial na formação dos indivíduos e é através da educação que as pessoas terão a oportunidade de crescer financeira, social e culturalmente. Neste quesito o Brasil deixa muito a desejar, pois a maior parte da população não tem acesso à educação de qualidade.
A LDB de 1996 foi o conjunto de lei que normatizou a educação conforme a nova constituição brasileira de 1988, ela trazia a nova visão de ensino para o professor, antes visto como o dono do saber, com a nova concepção dentro da escola, o professor pôde perceber o papel transformador do aluno no processo de ensino-aprendizado.
Durante os anos gerenciados por FHC, algumas propostas para a educação superior no país tornaram-se valiosas para a formação do professor. Entre elas estava a proposta que tratava das novas perspectivas para o progresso científico e tecnológico.
Foi neste período que se diferenciou a universidade da faculdade. Onde a universidade deveria ter pelo menos um terço de docentes com títulos de pós-graduação de mestrado ou de doutorado, e um terço deveria ser professores efetivos da universidade. A instituição seria autônoma em suas decisões, desde criar ou extinguir cursos a decidir o número de vagas ofertado por eles e desenvolveria pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento. O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído nesse momento como forma de avaliar a o ensino médio e possivelmente forma de ingressar na universidade.
A lei nº 9.131/95 criou o Conselho Nacional de Educação. Este conselho ficou com
...