Educação de Jovens e Adultos
Por: davisoncs • 31/1/2020 • Relatório de pesquisa • 467 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
UNEB Campus XIII
CURSO: Pedagogia: docência e gestão de processos educativos
COMPONENTE: EJA - Educação de Jovens e Adultos
DOCENTE: Maria das Neves
Discente: Daniella Santana e Davison Costa
RELATÓRIO DE ATIVIDADE DE CAMPO
No dia 11/11/2019 no município de Itaberaba-Ba aconteceu a Feira escolar Unificada de jovens e adultos, com o tema: ''Trabalho, Justiça e Cidadania'', realizada pela Secretaria de Educação. O evento contou com a participação de alunos da EJA da Escola Doralice de Souza Sampaio, Escola Góes Calmon, Escola João Almeida Mascarenhas, Escola Arnaldo Alencar e a Escola 5ª Residência do DER-BA.
- Os alunos na feira apresentaram lindos trabalhos artesanais, artigos de decoração de todos os tipos, produtos alimenticios feitos com produtos da terra, como o abacaxi, pricipal cultura produzida na cidade. Standes com realização de maquiagem e corte de cabelo. Barracas vendendo goloseimas como: cocada e bolos. Teve também um desfile onde os estudantes eram apresentados com suas respectivas profissões, e uma peça teatral que valorizava os idosos e sua contribuição significativa para o país.
- O stand sobre inclusão camou muito a nossa atenção, com varias atividades motores e cognitivas para serem trabalhadas com os alunos que tenham deficiencia. Livros para necessidades especiais e brincadeiras. Conhecemos o reglete e punção que é o intrumentovusado para escrita manual de braile, que não conheciamos. Foi uma experiência muito rica.
- O que observamos sobre educação do campo, foram alunos da zona rural , e alguns relatos de estudantes de EJA, onde por ser vista pela sua biografia as dificuldades do trabalho na roça para conciliar com a escola, a partir daí notamos essa falta de uma Educação no Campo para os alunos da EJA, notamos também que a atuação do professor com a Educação de Jovens e Adultos não consiste apenas na relação de professor, mas sim, alguem que o estimula fortalescendo sua identidade e autoestima.
- A feira contribuiu muito para nossa formação, pois, estamos conhecendo um mundo ainda novo para nossa turma, que reflete muitas situações que estamos estudando em sala e ali podemos ver na prática. Elém de que é muito importante que haja programações para o público da EJA, pois estimula a autônomia e autoestima, valorizando a importância deles e de seus trabalhos. A feira contribuiu muito para nosso curriculo.
- Nós (Daniella e Davison) tivemos uma boa participação, sempre atentos ouvindo e observando o que estava sendi apresentado, para que fosse mais rica aquela experiência. Enquanto turma, podemos dizer também, que uma parte significativa este presente e buscou a prender também com o que estava acontecendo na feira.
- [pic 2] [pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6] [pic 7][pic 8]
[pic 9]
...