Educação de Jovens e Adultos
Por: meju • 17/9/2015 • Artigo • 576 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
Entrevista Com o Educando...
Luciana Neves Oliveira[pic 1]
Natural: Recife - PE
Idade: 42 Anos
Casada/ 2 Filhas
1- Porque você teve que parar os estudos?
Luciana: Porque casei e tive fillhos.
2- Sua maior dificuldade em retomar os estudos?
Luciana: Medo de não acompanhar o ritmo dos outros alunos. Pensei que teria muitos jovens.
3- Pensou em desistir em algum momento?
Luciana: Pensei sim, principalmente quando o Professor explicava e eu não entendia.
4- O que te fez prosseguir?
Luciana: Querer uma vida melhor. Autoestima, no meu intímo me sentia mal, afinal meu esposo tinha concluido o ensino médio e eu não, me sentia inferior.
5- Onde pretendia chegar?
Luciana: Na realidade só terminar os estudos mesmo. Depois percebi que podia ir mais além.
6- Na sua Cidade era fácil ou difícil o acesso a escola?
Luciana: Era fácil... É que decidi vir para São Paulo, tanto é que terminei o fundamental lá mesmo em Recife.
7- Achou proveitoso o tempo que estudou?
Luciana: Foi proveitoso sim, fiz amizades, abriu meus horizontes, encontrei emprego onde estou até hoje. Trabalho como cuidadora de alunos com deficiência do estado/ SBC.
8- Teve dificuldades em acompanhar os conteúdos?
Luciana: No começo sim, depois não mais, peguei embalo.
9- Como era a sala de aula e os alunos?
Luciana: Sala cheia, tinha muitos jovens, adultos era a minoria. Os jovens queriam bagunçar, brincar, o contrário dos alunos da minha idade.
No decorrer do ano eles não queriam estudar, queriam passar. Rolava até dinheiro para fazermos os trabalhos para eles, de certa forma ficava difícil para nós, afinal não queríamos criar inimizades.
10- Você teve que trabalhar durante o período de estudo? Se sim o que achava?
Luciana: Trabalhava e estudava. Era complicado porque trabalhava por conta, então tinha que conciliar tudo, estudo, trabalho e família. Tinha que dar conta, já estava com quase 40 anos e tinha que terminar os estudos, porque já havia retomado, então o foco era concluir.
Considerações Finais
Nessa entrevista pude refletir sobre a educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil, mostrando através da entrevistada, o que mudou e o que continua igual.
Todos que tem uma perspectiva de mudanças para sí, leva os estudos a sério e adiante, alguns vão por causa da necessidade, outros para compensar o tempo perdido, tentar algo incerto.
A educação de jovens e adultos, tem por característica marcante a evasão escolar. Essa evasão é provocada, sobretudo, pela necessidade de cumprir com as obrigações de sobrevivência. O ingresso precoce no mundo do trabalho que influênciam alguns dos alunos a abandonar a escola ainda crianças ou jovens. Outros a cuidar dos filhos “Família”. Contudo, aprender é importante para que essas pessoas possam ter maior autonomia em suas vidas.
No caso da minha entrevistada, Luciana parou os estudos para se dedicar ao casamento, logo veio a necessidade de complementar a renda, decidiu então trabalhar, cuidar do lar e os estudos foi ficando, mas sempre com o pensamento de inferioridade, afinal sentia a necessidade de estudar, seu esposo já havia concluido o ensino médio e ela ali, estacionada chegando aos 40 anos de idade, o seu desejo era estar junto ou a frente dele. Terminar os estudos era sua meta e assim fez, concluiu! Mas logo descobriu que podia ir além, hoje está no 6º semetre de Pedagogia, estuda na Anhanguera, está feliz e com mais garra de seguir em frente.
...