Educação de jovens e adultos
Por: celiferreiraa • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.073 Palavras (9 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
Uniderp Centro de Educação à Distância
Curso de Pedagogia – Licenciatura
Disciplina de Educação de Jovens e Adultos
Jucineide Gomes dos Santos - RA: 378225
Maria Cristina Garcia - RA: 364918
Mônica Renata Ferreira Chagas - RA: 404416
Rafael Nogueira Dias - RA: 356225
Raquel Souza Leal de Faria - RA: 400361
Título: Plano de Aula para EJA.
Hortolândia
2014
Jucineide Gomes dos Santos RA: 378225
Maria Cristina Garcia RA: 364918
Mônica Renata Ferreira Chagas RA: 404416
Rafael Nogueira Dias RA: 356225
Raquel Souza Leal de Faria RA: 400361
Título: Plano de Aula para EJA
Trabalho de Atividade Prática Supervisionada (ATPS) ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Educacional requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Formação.
Orientadora: Ma. Cleudimara Santos Sartori Silva
Hortolândia
2014
SUMÁRIO
Introdução.......................................................................................................................................... 04
1-Justificativa ................................................................................................................................... 05
2- Contribuições de Paulo Freire para Educação de Jovens e Adultos ............................................ 05
3-Andrologia ..................................................................................................................................... 07
4-Objetivos Gerais da Educação de Jovens e Adultos ..................................................................... 07
5-Plano de Aula para o EJA: Língua Portuguesa ............................................................................. 08
Considerações Finais ........................................................................................................................ 10
Referências Bibliográficas ................................................................................................................ 11
Introdução
O desenvolvimento da presente ATPS, objetiva aprofundarmos nossos conhecimentos através do estudo de Educação de Jovens e Adultos, buscando esclarecimento sobre vários aspectos dessa modalidade de ensino, tais como; especificidades e características, desafios históricos e políticos, condição social e histórica dos educando da EJA, e a formação do educador, entre outras.
A ATPS, no decorrer do seu desenvolvimento possibilitara:
A identificação dos problemas educacionais e socioculturais, com postura investigativa, propositiva e integrativa em face de realidades complexas, com o objetivo de contribuir para a superação de exclusões sociais, culturais, religiosas, étnico-raciais e econômicas entre outras.
Avaliando que a formação docente seja um fator preponderante para a atuação voltada ao cumprimento das funções qualificadora, equalizadora e reparadora da EJA, a temática objetiva principalmente refletir sobre a formação docente para e na EJA, já que é intrinsecamente ligada a diversos fatores e acontece de maneira mais significativa após a graduação.
Segundo tais afirmações, as características mais marcantes dos educando, analisa o distanciamento existente entre a teoria e a prática das políticas implementadas nesta modalidade, reconhecendo e constatando que a formação do docente, requer ser específica e diferenciada em função da complexidade e especificidades da modalidade de ensino, ainda incipiente no Brasil.
Justificativa
Em 1934, foi criado o Plano Nacional de Educação, que previa o ensino primário integral obrigatório e gratuito estendido as pessoas adultas. Este foi o primeiro plano na história da educação brasileiro que previa atendimento específico para jovens e adulto.
Lembrando que nas décadas seguintes houve avanços significativos no que diz respeito a está modalidade de ensino, visando atender os interesses e as expectativas dos sujeitos aprendizes, já que é uma modalidade de ensino complexa, pois envolve dimensões que transcendem a questão educacional.
As reflexões sobre ensinar e aprender devem ser ampliadas, e os saberes de cada aluno resgatados e considerados como ponto de partida para a construção de novos saberes. Os motivos pelos quais os alunos voltaram a buscar os bancos escolares devem ser respeitados, valorizados, investigados e fazerem parte do processo de aprendizagem.
O professor não pode ser considerado figura central, pois todos que fazem parte do cotidiano escolar devem estabelecer relações de reciprocidade e apoio mútuo.
Nesse sentido é que as atribuições do renomado educador Paulo Freire se fazem necessárias, não como um método mais como um caminho e um instrumento de reflexão, com uma proposta de alfabetização voltada para o lado social e comprometida com a formação do aluno que aprende lendo sua realidade.
Os espaços educativos que oferecem a Educação de Jovens e Adultos devem repensar suas propostas pedagógicas, a fim de potencializar a aprendizagem de forma significativa.
“Contribuições de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos”
Em Educação de Jovens e Adultos, a figura do professor Paulo Freire representava a possibilidade da definição de uma política que incorporasse a importância da educação de jovens e adultos na transformação social da cidade e não somente uma educação visando o processo produtivo da Nação. Isso porque, “a prática educativa, reconhecendo-se como prática política, se recusa a deixar-se aprisionar na estreiteza burocrática de procedimentos escolares; lidando com o processo de conhecer, a prática educativa é tão interessada em possibilitar o ensino de conteúdos às pessoas quanto em sua conscientização”.
...