Educação de jovens e adultos
Por: gftdd • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.474 Palavras (10 Páginas) • 179 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
PEDAGOGIA
NOME: ANA PAULA RODRIGUES RA: 7093565988
NOME: CRISTIANE TAVARES RA: 7477689981
NOME: JANETE PEREIRA RA: 1299131245
NOME: NOEVANIA CARLOS RA: 7297593939
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CIDADE OSASCO
ANO 2015
ANHANGUERA EDUCACIONAL
PEDAGOGIA
NOME: ANA PAULA RODRIGUES RA: 7093565988
NOME: CRISTIANE TAVARES RA: 7477689981
NOME: JANETE PEREIRA RA: 1299131245
NOME: NOEVANIA CARLOS RA: 7297593939
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Este trabalho tem como objetivo explorar as contribuições de u ensino com qualidade para jovens e adultos solicitado pela professora (Rosangela).
CIDADE OSASCO
ANO 2015
Formação e prática do educador e método Paulo Freire.
O grupo realizou a leitura e juntos entendemos que a prática, e a formação do educador e a contribuição do Método Paulo Freire para educação não tem uma formação específica para atender diversas pessoas diferenciadas.
Muitas pessoas por vários motivos e pela necessidade de trabalhar muito cedo não puderam concluir o Ensino Fundamental e Médio ou não tiveram a oportunidade de estudar. A EJA proporciona uma nova chance de um desenvolvimento da Educação Básica para pessoas que não está mais em idade escolar.
Os alunos deve divulgar, dialogar com o professor e amigos uma relação de troca de experiência eles pode aprender podem ensinar e se tornar ótimos aprendizes.
Se Paulo Freire continuasse com seu propósito, com certeza estaríamos em um país onde o rico e o pobre tivesse o mesmo direito do conhecimento avançado, naquela época só observavam tudo e o ensino era mais rígido.
A educação aproxima o aluno do professor que busca a interação entre o mundo, e o conhecimento a aprendizagem dos conteúdos escolares em relação ao modo de vida. A maioria das pessoa que querem novamente ingressar seus estudos trabalha, tem família, e outras responsabilidades que os impedem de dedicar mais com seus estudos e dentro da escola os alunos aproveita a oportunidade que tem para estudar.
A educação de jovens e adultos tem que ser muito bem planejada de uma maneira que se encaixe as necessidades e os limites dos estudantes.
A formação dos alunos do EJA tem sido a mais ampla nas escolas como um campo Pedagógico que requer que os alunos de o seu melhor em aprendizado para que cheguem em um potencial com sucesso. O EJA possui conhecimento completo para que os alunos absorvam conhecimento aprendizagem e se formem ótimos estudantes para atuar em sua carreira profissional.
Os educadores e sua formação é algo de grande desafio de conhecimentos e aprendizagens que venha reconhecer o papel do professor em sala de aula. Na sala de aula o bom professor não é só aquele que sabe dar uma ótima aula e sim o que domina o conteúdo aplicado para seus alunos, e sempre deve ser avaliado pelo seu professor para que não venha se prejudicar em seus conhecimentos futuramente.
O aluno e seu professor há a importância que tenham uma boa relação para seu desenvolvimento e sua formação e que possa chegar em um aprendizado e ampliar seu conhecimento com as pessoas que convivem ao seu redor.
É fundamental que os alunos em sua formação tenha conhecimento no processo de alfabetização com jovens e adultos mas não acontece da mesma forma da infância, os adultos precisam ser incentivados para que tenham mais motivação e que nenhum tipo de problema afaste da escola.
Os alunos do EJA buscam sua formação rápida pelo motivo de entrar para o mercado de trabalho e que são responsáveis pois tem família a qual necessitam sustentar hoje o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Possuir habilidade de ler e escrever os alunos da EJA valorizam a importância de aprender muito mais na leitura e escrita.
Trabalhar com Jovens e adultos é uma tarefa não só difícil como requer muita responsabilidade é necessário que o aluno tenha comprometimento com os estudos para assim obter uma boa aprendizagem e a sua realidade de vida. Antigamente foi gerado grandes benefícios para educação pelo Método de Paulo Freire possibilitando ao professor que renove a Prática Pedagógica para que o estudo se tornasse mais atrativo para os alunos e que de alguma forma não deixasse de usar os livros. Os alunos que voltam a estudar mesmo aqueles de idade adulta afastados da escola a muito tempo começa aos poucos sua trajetória de escolar, são pessoas que já formaram suas experiências e valores constituídos.
A formação faz parte da experiência do professor acadêmica que muitas vezes precisamos buscar e continuar o saber o conhecimento aprendizado. É muito importante o perfil do professor do EJA para que os alunos se espelhem tenha um bom estudo com sucesso e é possível que com todo está aprendizagem a vida do aluno mude para melhor.
É muito importante que os professores do EJA tenha uma educação de qualidade que de uma maneira o aluno será capaz de elaborar ótimos desempenhos em sala de aula. Os alunos do EJA esperam muito mais que aprender, ler e escrever eles pretendem continuar os estudos e se formar pois tem uma visão da escola uma oportunidade para um futuro melhor.
No Brasil foi a formação dos alunos do EJA necessário para que os alunos assim conseguissem uma recolocação no mercado de trabalho e nesse período até os dias de hoje. Podemos considerar, que os alunos que trabalha durante o dia e estuda à noite já é uma jornada cansativa. Todo mundo tem família e todas e suas obrigações e responsabilidades. Portanto, trabalhar durante o dia todo e deixar à família todas as noites exige dos alunos muita força de vontade e persistência.
Mas que no final tudo dá certo pois devemos ir atrás de nossos objetivos para que tenhamos uma vida mais digna. E nunca desistir de nossos sonhos e sempre persistir pelos nossos ideais.
...