Educação escolar
Seminário: Educação escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fagner123 • 23/11/2013 • Seminário • 454 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
É impossivel construir um sociedade mais justa se não houver uma educação pública de qualidade, pois essa é uma poderosaa ferramenta para a mudança social; em primeiro lugar por que a educação é o elemento fundamental para o desenvolvimento pessoal e para a realização daquilo que queremos ser.
O Brasile´um país pluriétnico e multilíngue, em que além do português e das línguas por povos de lugares diferentesque colonizaram esta parte do continente, ainda tem registrada 170 línguas nativas. Sendo assim , o nosso idioma, a nossa escrita foi formada apartir de uma mistura de outros idiomae e outras formas de escrever. Portanto a língua é uma construção histórica, é algo que faz parte de um povo e diz muito a seu respeito.
A educação escolar teve que seguir um longo caminho e tendo que rejeitar outras formas de convívio social e transmissão de conhecimentoque não espelhavam a reprodução cultural institucionalizada no ambientes escolares. A forma histórica como o processo da educação foi se configurando, apontando não para a existência de culturas separadas da escola e da cidade, mas para a configuração de um sistema territorial de formação no qual a própria convivência na sociedade se apresenta como espaço educativo com características próprias. Devido ao fato de que algumas escolas não reconhecem a existência de outros processos culturais educadores, ela fecha-se em si mesma. Aquilo que é comunitário não é somente extra-escolar, considerado como o espaço dos saberes do senso comum; ele é também o território social e simbólico.
A aprendizagem humana se torna singular, não pela assimilação direta da ralidade, mas o contato e a troca com outras conciências e sensibilidades. Com o passar dos anos nossa cultura foi mudando e junto com ela a nossa forma de escrever, pois foram entrando palavras vindas de outros países e isso nos dá a certeza de que a escrita é formada apartir da coletividade e por esse fato ela está sempre mudando.
Não podemos considerar a escrita como um simples instrumento de aprendizagem escolar, mas como produto cultural. Vendo desse ponto de vista, possibilitamos a exploração, no contexto da sala de aula, de diferentes portadores de textos, explicitando os variados usos e funções que lhes são próprios de um sociedade letrada. Até agora, a escrita tem ocupado um lugar muito estreito na prática escolar, em relação ao papel fundamental que ela tem desempenhado no desenvolvimento cultural da criança
...