Educação no âmbito de projetos e tarefas
Seminário: Educação no âmbito de projetos e tarefas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaoculhao • 4/11/2013 • Seminário • 481 Palavras (2 Páginas) • 311 Visualizações
O ensino por meio de projetos e de problemas
O ensino gerador de reflexão e pesquisa coloca-se como alternativa para substituir o ensino mecânico e repetitivo da pedagogia tradicional. Assim, ensinar por meio da metodologia de projetos ( e de problemas), embora não seja proposta inédita (ganha destaque no Brasil com a Escola Nova, na década de 1930), possui potencial para desenvolver as habilidades cognitivas superiores, que conduzem o aluno ao saber pensar.
Além dessa vantagem, a metodologia de ensino por meio de projetos conduz à superação do ensino de disciplinas isoladas e torna a aprendizagem mais ativa (ARANHA, 2006). A idéia é propiciar oportunidades para que os saberes sejam ampliados, na perspectiva do trabalho transdisciplinar e de uma intensa ação discente, conduzida pela atitude de contextualização e pelo desenvolvimento do pensamento complexo, que na concepção de Morin (2005),capta relações e inter-relações; liga; globaliza.
Trata-se de uma modalidade de ensino que sugere a criação de verdadeiros ambientes de pesquisa e de estudo, para alunos e também para professores, uma vez que os problemas supõem investigação de realidades, muitas vezes ignoradas pelos docentes.
Normalmente, esse tipo de metodologia de trabalho é iniciado com a proposição de um tema ou de um problema a ser resolvido. A proposta desencadeia busca de fontes de informação e pede, de preferência, a cooperação de várias disciplinas e o estabelecimento de acordos sobre como o trabalho vai ser realizado. Critérios de avaliação devem ser colocados previamente. Atividades individuais e coletivas são acertadas. Resultados, revisões e conexões supõem registros em textos, e gráficos.
Procedimentos exigentes são realizados pelos envolvidos no trabalho. Não há como omitir exercícios constantes, que levam os participantes a selecionar e organizar informações, a resumir e a fazer inferências, a construir textos documentais. Argumentação e defesa de idéias permeiam o processo que busca a solução do enigma.
Como proposta de avaliação, para o trabalho com projetos, Behrens (2005) sugere a utilização de portfólios. O aluno deverá selecionar produções, realizadas durante o desenvolvimento do projeto, que revelem aprendizagens.
Balzan (2007, p.105) expõe alguns exemplos de problematizações, que podem estimular alunos, de cursos de formação de professores, a buscar outros aspectos da realidade, que merecem passar por investigação:
Como trabalhar junto a alunos que chegam defasados culturalmente ao segundo grau após 8 anos de escolaridade, de maneira a contribuir a fim de que eles possam superar as limitações acumuladas ao longo do processo de ensino¿ Como recuperar alunos que não dominam determinados conteúdos, considerados fundamentais, sem repetir os mesmos procedimentos que certamente terão impedido uma aprendizagem significativa¿
A movimentação em torno da pesquisa, que problemas como esses proporcionam, permite imaginar como se torna possível a união entre teoria e prática, que hoje, mais do que nunca, é tão desejável , nos cursos de licenciatura.
...