Elaboração de um planejamento de projeto educativo
Por: mrs1975 • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.488 Palavras (10 Páginas) • 281 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]
Centro de Educação a Distância
Curso: Pedagogia e Licenciatura
Série: 5º Semestre
Disciplina: Projeto Multidisciplinar III
ATPS: ”Elaboração de um planejamento de projeto educativo”
NOME: ISABEL APDA G DE OLIVEIRA RA: 6377215817
NOME: ELIANA M. DA SILVA VIEIRA RA: 6558291649
NOME: LUCIANA APDA ZANIN CECILIO RA: 6529266307
NOME: MARCIA APDA DOS SANTOS RA: 6791414073
São José dos Campos / SP
2015
[pic 2]
NOME: ISABEL APDA G. DE OLIVEIRA RA:6377215817
NOME: ELIANA M. DA SILVA VIEIRA RA: 6558291649
NOME: LUCIANA APDA M. ZANIN CECILIO RA: 6529266307
NOME: MARCIA APDA DOS SANTOS RA: 6791414073
Professor tutor presencial: Conceição Ferreira
Professor tutor à distância: Gilse T. Lazzari Perosa
Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso de pedagogia e licenciatura da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência da Disciplina: Projeto Multidisciplinar III para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD- Gilse T. Larazzi Perosa.
São José dos Campos /SP
2015
SUMÁRIO[pic 3]
Introdução.........................................................................................4
Projeto Educativo .............................................................................5
Aspectos da educação e da infância ..............................................6
Planejamento de um projeto.............................................................7
Avaliação de um projeto...................................................................8
Considerações finais........................................................................11
Referências bibliográficas................................................................12
INTRODUÇÃO[pic 4]
O surgimento de um método de ensino e aprendizagem chamado Aprendizagem Baseada em Projetos é resultado de dois desenvolvimentos importantes ocorridos durante os últimos 25 anos. Primeiro, houve revolução na teoria da Aprendizagem. As pesquisas em neurociência e em psicologia ampliaram os modelos cognitivos e comportamentais de aprendizagem-que dão suspensão ao ensino direto tradicional – e demonstraram que conhecimentos, pensamento, ação e contexto de aprendizagem estão inexplicavelmente relacionados. Hoje, sabemos que a aprendizagem é, em parte, uma atividade social; ela ocorre em um contexto de cultura, comunidade e experiências anteriores. Isso é evidente na pesquisa sobre aprendizagem baseada em problemas no campo da medicina, uma precursora importante da ABP.
A pesquisa demonstra que os aprendizes não apenas respondem como retorno de informações como também utilizam ativamente o que sabem para explorar, negociar interpretar e criar. Eles constroem soluções, assim transferem a ênfase para processo de aprendizagem. Além disso, a pesquisa conectiva revelou muito mais sobre a natureza da resolução de problemas. A educação se beneficiou com essa pesquisa, pois os professores aprenderam a dar sustentação ao conteúdo e ás atividades para ampliar e estender as habilidades e as capacidades dos alunos.
Em segundo lugar, ao mundo mudou. Quase todos os professores compreendem como a cultura industrial moldou a organização e os métodos das escolas nos séculos XIX e XX e reconhecem que as escolas agora precisam tanto de conhecimento quanto habilidades para ter êxito. Essa necessidade é determinada não apenas pelas demandas da força de trabalho por empregados com alto desempenho que possam planejar, trabalhar em equipe e se comunicar, mas também pela necessidade de ajudar todos os jovens a adquirir responsabilidade cívica e a dominar suas novas funções como cidadão do mundo.
Projeto Educativo[pic 5]
Aprendizagem baseada em projetos afasta aprendizes e professores das tradicionais provas com lápis e papel e os aproxima de práticas de avaliação mais autênticas. Além do conteúdo didático, os projetos de ensino associados à ABP estão ligados ao uso de conhecimentos e habilidades durante a atividade de resolução de problemas.
Projeto: uma nova cultura de aprendizagem ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. [S.l.: s.n.], jul. 1999.
O texto fala sobre a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos.
Fundamenta-se nas ideias piagetianas sobre o desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionadas com outros pensadores dentre os quais o texto destaca Dewey, Freire e Vygostsky.
A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, conexões estas que estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos, cujas expectativas, desejos e interesses são mobilizados na construção de conhecimentos científicos. Os conhecimentos cotidianos emergem como um todo unitário da própria situação em estudo, portanto sem fragmentação disciplinar. Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações que tem como centro do processo a atuação do professor para criar situações de aprendizagem cujo foco incida sobre as relações que se estabelecem nesse processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentindo naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações.
...