Ensino de Jovens e Adultos
Por: Gessica Barros • 11/4/2016 • Trabalho acadêmico • 701 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2014.1
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos
Coordenadora: Professora Andrea da Paixão Fernandes
Aluno (a): Carla Suelen Rodrigues Machado Matr.: 12212080229
Polo: Nova Friburgo
Caro/a Estudante,
Nosso objetivo com a Avaliação a Distância é possibilitar a você desenvolver suas respostas a partir de pesquisas e leituras que possam ser feitas utilizando-se para isso o livro da disciplina, os textos indicados na disciplina e que se encontram postados na plataforma, além de outros materiais que possam fazer parte de sua pesquisa. Sugerimos, mais uma vez, entendê-la como um trabalho de pesquisa.
Bom trabalho!
1ª questão: (valor: até 3,0 pontos)
1.1 – Assista ao vídeo “Vida Maria”.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=rcCAOUur2mg
1.2 – Elabore uma análise crítica, relacionando o contexto com a EJA.
O filme “Vida Maria” retrata de forma bem clara e objetiva, a realidade brasileira no que tange a educação. Nos permite refletir sobre o sistema de exclusão que se instaura sobre o Brasil.
Podemos destacar, sobretudo, as populações do sertão brasileiro, excluídos pela miséria, falta de oportunidade e principalmente incentivo político. Famílias inteiras jogadas ao acaso de um sistema incomum e excludente. Trabalha-se apenas pela sobrevivência, sem o mínimo contato com a educação, na idade certa, ou na idade adulta. Não há perspectivas de mudanças na qualidade de vida.
O acesso à educação de qualidade, é a porta que expande o horizonte da aprendizagem, gerando uma melhor qualidade de vida para todos.
2ª questão: (valor: até 1,5 pontos)
Leia o trecho a seguir, referente ao Período Colonial. “A parte da população escolar que não seguia carreira eclesiástica encaminhava-se para a Europa, a fim de completar os estudos, principalmente na Universidade de Coimbra, de onde deviam voltar os letrados” (ROMANELLI, 1997, p. 35). |
2.1 – Aponte quem eram os responsáveis pela educação naquela época. (0,5 pontos)
Os responsáveis pela educação naquela época, eram os jesuítas.
2.2 – Elabore um pequeno texto considerando (a) quem tinha acesso à escolarização no Brasil Colônia; (b) que tipo de educação era oferecida a essa parcela da população. O texto deverá ter de 5 a 7 linhas. (1,0 ponto)
No período do Brasil Colônia, quem possuía acesso à escolarização era a elite dominante.
A ela caberia o trabalho não braçal, e o estudo possibilitaria o acesso à cargos políticos, do poder econômico, e cultural da Colônia. Era oferecida uma educação excludente ,que buscava formar líderes na Colônia, com princípios de uma educação rígida, que buscava a perfeição humana. Era uma educação que se distanciava cada vez mais de uma educação voltada para o povo.
...