TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especialização em gestão escolar

Tese: Especialização em gestão escolar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Tese  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

O pedagogo é o profissional especialista em educação, sua função é produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. Ele precisa ser capaz de atuar em diversas áreas educativas e compreender a educação como um fenômeno cultural, social e psíquico complexo e capaz de produzir e difundir conhecimentos no campo educacional.

E preciso ter capacidade de planejamento e execução de planos, dinamismo, além de saber comunicar e transmitir ideias. Para atuar como pedagogo, é indispensável que o profissional possua o ensino superior em pedagogia que tem duração de quatro anos. Para se especializar em na área de educação, o profissional pode optar por cursos como:

Especialização em administração escolar,

Especialização em formação de recursos para educação infantil,

Especialização em educação especial- deficiência,

Mestrado em educação escolar.

Uma das características mais importante para o pedagogo é a capacidade de gerenciamento da formação continuada. Dentre as atividades do pedagogo destaca-se administração escolar, onde realiza estudos e pesquisas nas áreas á educação e coordenação de cursos visando ao aperfeiçoamento do ensino.

Administração escolar: gerenciar estabelecimentos de ensino, supervicionando recursos humanos, materiais e recursos financeiros necessários ao funcionamento.

Educação especial: desenvolver material didático e lencionar para crianças e adultos portadores de alguma deficiência.

Orientação educacional: Orientar e ajudar estudantes no processo de aprendizagem com uso de métodos pedagógicas e psicológicas.

Ensino: lencionar no ensino fundamental ou médio e, com pós - graduação no ensino universitário.

Supervisão educacional: Orientar e avaliar professores e educadores visando a qualidade do ensino.

A história da educação e da formação de profissionais habilitados para ensinar, no Brasil, começou com os Jesuítas, ordem religiosa que veio juntamente com os colonizadores na tentativa de catequizar os índios.

Em 1934, Anísio Teixeira fundou o primeiro curso de nível superior para professores e fundou o instituto da educação, no Rio de Janeiro, então Capital do Império.

Este é um mercado de trabalho bastante concorrido, mas que esta sempre em expansão tanto no setor público como no privado, uma garantia disso é que á educação é o único setor que tem desde a constituição de 1998, os mais bem preparados tem o seu lugar assegurado no mercado de trabalho.

Conceder o curso de pedagogia como destinado apenas a formação de professores é, a meu ver uma ideia muito simplista e reducionista. A pedagogia ocupa-se, de fato, da formação escolar de crianças, com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar. Ela é um campo de conhecimentos, diz respeito ao estudo e a reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, sobre as praticas educativas, para poder ser uma orientadora do trabalho educativo, ou seja, não se refere apenas as práticas escolares. O campo do educativo é bastante vasto, uma vez que a educação ocorre em muitos lugares e sob varias modalidades: na família, no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com