Esperança com tecnologias para a educação
Por: kellin adriany • 24/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.703 Palavras (7 Páginas) • 147 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Leitura e Produção de Textos
Tecnologias Aplicadas à Educação
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
NOME COMPLETO DO ALUNO: Kellin Carollo - RA:9133249495
Projeto: “Esperança com tecnologias para a educação”
Tutora EAD Talita de Moraes Marcelino.
SALDANHA MARINHO/SANTA BARBARA DO SUL.
2014
Introdução
O objetivo desse trabalho é discutir sobre o uso de tecnologias em sala de aula.Refletir sobre a importância da tecnologia para crianças e adolescentes.
Desenvolvimento
Passo1
Ambiente / Sala Temática: Oficina de Alfabetização | |||
Usuários: Crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança. | |||
Recursos Tecnológicos | Justificativa e estratégias de uso | Objetivos | Aplicação de tecnologias assistivas |
Tablet | Dispositivo eletrônico que permite baixar e armazenar arquivos (textos, fotos, filmes, músicas, etc). E também pode se conectar a internet e outros computadores. | Proporcionar acesso a sites e a utilização de softwares para alfabetização e letramento dos usuários. | Podem ser utilizados auxílios de acesso, como: teclados modificados, softwares especiais, que permitem o uso de pessoas com deficiência. |
Lousa Digital | Quadro branco eletrônico/digital, que permite acesso à internet, interatividade e efeitos de animação. | Registar o conteúdo desenvolvido coletivamente na sala e propiciar pesquisas à internet em tempo real. | Podem ser utilizados auxílios de acesso, como: teclados modificados, softwares especiais, que permitem o uso de pessoas com deficiência |
Datashow/projetor | um projetor de imagens que pode receber como fonte um computador, , DVD, câmera de filmar, ou qualquer outro aparelho | Uso como ilha de edição de vídeo, como projetor de slides,ferramenta interativa, Internet compartilhada,apresentação de multimídia. | Possibilita uma abordagem inovadora,permite a inserção de ferramentas colaborativas nas praticas pedagógicas. |
Internet | Sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam o conjunto de protocolos padrão, | Democratização digital, intercomunicação de dados, pesquisa e informações, integração de várias mídias, interação entre educando e educadores. | A internet permite o acesso a informações de todos os tipos e de muitas transferências de dados, além de uma grande variedade de recursos e serviços, como e-mails, serviços de comunicação instantânea, compartilhamento de arquivos como músicas e fotos, redes sociais, etc... |
Software educativo | Programas de computadores, criados para facilitar a interação dos usuários individualmente ou em grupos, neste caso objetivando a alfabetização e o letramento. | Principal objetivo é favorecer os processos de ensino-aprendizagem possuindo como principal característica seu caráter didático. | Podem ser utilizados softwares especiais adaptados as necessidades especiais dos usuários facilitando a compreensão de conteúdos. |
Passo 2
.
A Inclusão Digital é um conceito que engloba as novas tecnologias da informação e comunicação, a educação, a participação, possibilitando a construção de uma cidadania criativa e empreendedora. A Inclusão Digital é um meio para promover a melhoria da qualidade de vida, garantir maior liberdade social, gerar conhecimento e troca de informações.
Para que um cidadão possa se tornar, nos dias atuais, uma pessoa crítica e empreendedora é preciso que ele tenha acesso não somente a educação, mas, também, as tecnologias da informação e comunicação (o computador, principalmente), pois estas permitem um acesso rápido e atualizado das informações. Além disso, essas tecnologias proporcionam ao cidadão acesso à educação, através de programas de educação à distância; permitem troca de informações, através da Internet; e a geração de conhecimento em comunidades virtuais. Mas, para que um cidadão possa realizar todas essas atividades, é necessário que o mesmo saiba interagir com a tecnologia mais popular e difundida nos dias atuais, o computador.
...