Etapas de Um Projeto Educativo
Por: Elaine513 • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 533 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
Etapas de um projeto educativo
Identificação : Nome/ Título do projeto e turma que será desenvolvido. A escolha do título do projeto pode ser feita, tanto pelos professores quanto pelos alunos, sendo relacionado com o tema que será aplicado.
Justificativa: Trata-se de destacar a relevância e o porquê a pesquisa será realizada. É nesse momento que se tenta convencer com argumentos sólidos, que seu projeto merece ser realizado.
Objetivos: É a representação formal daquilo que se quer atingir com o término do projeto.
Conteúdo: O que e de qual forma será trabalhado o tema do projeto.
Estratégias/ Embasamento Teórico: Como fazer?
Cronograma: Quando? O projeto deve ser dividido em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra.
Avaliação: A forma de verificação do desenvolvimento e entendimento dos alunos, no decorrer do projeto e antes de finalizá-lo.
Biblografia: As fontes de pesquisas, as quais foram utilizadas parao auxilio da execução do projeto.
Cada passo e sua relacao com a transdisciplinaridade
“Etapas de um projeto e sua relação com a interdisciplinaridade”
Primeiramente a transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade da conhecimento. Desta forma, procura estipular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa de compreensão da complexidade. Além disso,, do ponto de vista humano a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento (Rocha filho, 2007)
Esse termo foi criado por Piaget.
Segundo o carta da transdisplicinaridade produzida em 1994: “a transdisciplinaridade não procura a dominação de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as atravessa e as ultrapassa”.
Com base em nossas discussões e nas pesquisas pudemos concluir que cada item tem relação direta com a transdisciplinaridade, pois como citado acima, ela não procura a dominação de várias disciplinas e sim a abretura de todas elas. Cada etapa de um projeto podemos lincar e ramificar para qualquer outra disciplina que venhamos e trabalhar. Por exemplo: a estratégia, ou seja, de que forma vamos trabalhar determinado tema, podemos incluir, com um só tema, uma atividade que trabalhe a lingua portuguesa, ciências e matemática. Utilizando o memso tema de forma diferente. Se nosso tema fosse “Natureza”, poderiamos trabalhar com saidas de campo (Ciências), registros de forma escrita (Lingua portuguesa), contagens de especies (Matemática), território (Geografia). Dentro do mesmo temo, indiretamente, sem mudar o foco do tema, podemos ramificar a qualquer outra disciplina, que haja necessidade de ser trabalhada, uma necessidade que, no momento em que o professor planeja a proposta ele sabe das necessidades de sua turma, dai vem decisão do tema e turma.
...