Evolutivo
Por: Eliane dos Santos do Nascimento • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 817 Palavras (4 Páginas) • 198 Visualizações
Fundamentos e Metodologia da Matemática
NOME: ELIANE DOS SANTOS DO NASCIMENTO
RA: 1299100774
Curso de Pedagogia
Professora: Regiane Oliveira
5 semestre/noite
Anhanguera Educacional ANO 2015
Classificação pra quê?
Classificar, portanto é aproximar elementos por alguma semelhança que escolhemos, é construir categorias. Ao classificar criamos uma classe, formando elementos com algum atributo comum a todos eles. Os atributos que classificam são absolutos. As classes podem ser compostas por alimentos, pessoas, animais, etc. Ou, ainda, as classes e categorias podem englobar conceitos, como substantivos, verbos ou adjetivos.
Nível das coleções figurais: Nível pré-operatório (de 3 a 4 anos); aspectos figurativos do que é capaz de construir; classificação formando figuras; Ex:triângulo será um chapéu.
Nível das coleções não figurais: Idade entre 5 e 9 anos; relação entre os objetos(elemento, classe, nomear); organização, forma, cor e tamanho, etc.
Nível da classificação operatória: Reversibilidade e inclusões hierárquicas; relação-classe e subclasses; ex: frutas-laranjas-laranjas-lima.
Seriação
Seriar é ordenar, organizar pelas diferenças, de formas ascendentes ou descendentes.
Níveis Progressivos de seriação:
-Ausência de seriação ou nível pré-operatório.(4 anos).
Organizar de maneira comparativa simples- entre dois ou três objetos. Nesta etapa ordenar cinco ou mais objetos, cada um em seu lugar. Ex:barras.
-Seriação por tentativa e erro ou série intuitiva (5 a 6 anos)
Tentativa e erro- criança ordena de forma perceptiva e depois vai organizar os elementos que não foram organizados.
Intuitiva- ordena de uma maneira em série e organiza o tempo todo. Não estabelece relações(maior que e menor que).
Série operatória- A criança ordena a partir de critérios lógicos, seleciona e antecipa o lugar de cada elemento. Há capacidade de transferir informções dentro de uma ordem, é a transitividade. Ex: Flávia e mais alta que André e André é mais alto que João.
Número Operatório
O número operatório está consolidado assim que a criança for capaz de coordenar as relações entre cardial e ordinal, mesmo que não saiba usar essa nomenclatura. Ex: Saber a diferença de ter 3 brinquedos e chegar na gincana no terceiro lugar.
O número cardial é de cada quantidade e o ordinal indica a posição, o lugar de cada elemento na sequência ordenada.
Comparação, correspondência e conservação do número
A primeira idéia de comparação de quantidade que a criança tem e quando ela observa a quantidade de brinquedos, onde tem menos e onde tem mais.
O princípio da conservação da quantidade numérica, também chamado de invariância numérica é percebido pela criança quando ela é capaz de compreender que uma quantidade permanece idêntica seja qual for o arranjo das unidades que formam.
...