Exemplos de Modelos Pedagógicos
Por: Jeferson Jose da Silva • 27/4/2017 • Trabalho acadêmico • 999 Palavras (4 Páginas) • 499 Visualizações
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Aplicadas e Educação
Departamento de Educação
Educação a Distância
Professora Flavia Veloso.
Atividade: Exemplos de modelos pedagógicos
Artigo: Proposta de um modelo de cursos baseado em Mobile learning: um experimento com Professores e tutores no whatsapp
(Resumo)
Aluno: Jéferson José da Silva
O mundo passa por um aumento considerável na utilização das tecnologias móveis, por esse motivo a educação precisa cada vez mais adotar novas modalidades de ensino que aproveitem a utilização dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, estima-se que aproximadamente 43 milhões de brasileiros tenham posse de algum dispositivo móvel e segundo o Instituto Datafolha que mais da metade desses indivíduos tenham entre 12 e 34 anos e que estejam inseridos no ensino básico, secundário ou superior. Diante dessas informações surge uma nova possibilidade de ensino aprendizagem denominada aprendizagem móvel ou M-Learning (Mobile Learning).
O paradigma M-Learning é uma modalidade de ensino que utiliza os dispositivos móveis dentro e fora da sala de aula com o intuito de auxiliar o processo de ensino aprendizagem fazendo com que alunos e professores tenham acesso de maneira facilitada a materiais instrucionais em qualquer hora e lugar. Resumidamente, ele é a junção de mobilidade e aprendizado possibilitando que alunos e educadores tenham uma interação mais eficaz.
Diante desse fato, o trabalho apresenta o relato da experiência descrevendo a experiência da aplicação da aprendizagem móvel para a realização de um curso a distância utilizando o aplicativo WhatsApp tendo como público alvo professores e tutores da Unidade de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba (UFPB Virtual).
O tema foco do projeto era a Gamificação para dispositivos móveis com o sistema operacional Android, foram criados durante a realização do projeto grupos de discussão no WhatsApp com diferentes assuntos, totalizando 6 grupos de discussão com diferentes propostas como podemos ver abaixo:
- Grupo Social: Esse grupo tratava de quaisquer temas, o objetivo era estreitar as relações entre os participantes.
- Grupo tira dúvidas: o foco das discussões era a retirada de dúvidas dos participantes tanto na utilização da ferramenta como no funcionamento da didática do projeto.
- Grupo Semana 01: o foco das discussões era a temática M-Learning, U-Learning (Educação Ubíqua) e E-Learning (Educação eletrônica) com o objetivo de situar os participantes na modalidade de ensino que eles estavam inseridos.
- Grupo Semana 02: tratava da temática foco do curso, ou seja, games e Gamificação.
- Grupo Semana 03: trazia exemplos de games para Android com propostas de Gamificação.
- Grupo Semana 04: tratava da avaliação dos participantes com relação ao curso.
O projeto era composto por cerca 48 participantes e 2 mediadores que faziam a coleta dos dados a partir das discussões levantadas durante as cinco semanas de duração do projeto. Os mediadores coletavam todo o tipo de material disponibilizado pelos participantes uma vez que o WhatsApp permitia o compartilhamento de texto, mensagens de áudio, vídeo, links, etc.
Durante a realização das atividades nas semanas descritas anteriormente a taxa de evasão do curso se manteve em três desistências/abandonos e ouve um certa negligencia na realização das atividades descritas, principalmente na semana 04. De modo geral, o curso obteve uma ótima aceitação dos participantes obtendo uma boa receptividade em relação ao uso da aprendizagem móvel.
Para concluir, diante dos resultados obtidos podemos visualizar que o projeto é inovador, uma vez que, por meio da utilização do WhatsApp podemos perceber uma alternativa eficaz de utilização para o processo de ensino-aprendizagem com motivação e satisfação por parte dos cursistas, aumentando as relações pessoais entre os membros do grupo e a sensação de comunidade e colaboração do grupo, gerando um trabalho com dinamismo e facilitação do aprendizado em capacitações mediadas a distância.
Referências
OLIVEIRA, E. D. S. et al. Proposta de um modelo de cursos baseado em mobile learning: um experimento com professores e tutores no WhatsApp. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA. 11., Florianópolis, 2014.
Questões
- Qual (is) a(s) teoria(s) de aprendizagem ou o paradigma predominante?
Paradigma M-Learning
- Qual é o público-alvo? Qual seu nível de familiaridade com a tecnologia?
Professores e tutores que atuam na Universidade Federal da Paraíba vinculados a
Universidade Aberta do Brasil (UAB).
- Foi a primeira vez que participaram de um curso/programa de EAD?
Não foi descrito no Artigo
- Foi realizada formação tecnológica antes de iniciar o curso?
Sim, uma capacitação de uso do WhatsApp.
- Quais foram os objetivos principais do programa/curso?
Capacitar professores sobre as possibilidades de utilização de games com o conceito de Gamificação
...