Experimento Científico Sumaré
Por: Tiikiin • 7/5/2017 • Trabalho acadêmico • 388 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
Aluno: Lucas Marques da Silva – RA – 1415270
Turma: 7PNMA
Experiência de Germinação com Feijão
Objetivos:
- O experimento tem como objetivo o acompanhamento do possível processo de germinação de grãos de feijões, utilizando-se de recipientes plásticos, algodão e água.
- Acompanhar as possíveis variáveis no processo de germinação dos grãos advindos da mesma fonte.
Materiais:
- Dois potes de danone;
- Algodão;
- Água;
- Sete grãos de feijões.
Método:
Os fundos dos dois recipientes foram cobertos com algodão e umedecidos com água filtrada, e em seguida foram colocados três grãos em cada um.
Feito isto, foram colocados em lugar de baixa luz e temperatura ambiente.
O experimento teve início em 15/04/2017 e ao longo destes seis dias fora necessário que o algodão permanecesse umedecido, afim de possibilitar a germinação dos grãos.
Observação:
Durante os dois primeiros dias não ocorreram alterações nos grãos. A partir do terceiro notou-se uma leve mudança na coloração do algodão e os grãos do recipiente vermelho tiveram um leve aumento de tamanho, enquanto no recipiente amarelo nada aconteceu.
No quinto dia notou-se pequenas raízes brotando dos feijões que estavam em processo acelerado de germinação, enquanto no segundo pote os grãos apresentaram leve alteração de tamanho.
Durante o sexto dia foi possível perceber que os grãos do recipiente vermelho obtiveram o aumento de suas raízes e os do recipiente amarelo ainda não apresentaram as mesmas.
Resultados:
Os grãos do recipiente de fato germinaram, todavia para que este processo fosse completo demandaria de mais dias para o processo completar-se. Enquanto os grãos do recipiente amarelo estacionaram no processo, alcançando apenas o aumento de tamanho desde o início do experimento.
Conclusão:
Com este experimento foi possível concluir que é possível obter a germinação dos grãos de feijões, todavia é importante ressaltar que o mesmo método obteve resultados diferentes nos recipientes.
Desta forma é possível indagar quais fatores externos que possibilitaram esta diferença? Já que os grãos foram extraídos da mesma safra, o experimento entre eles teve a mesma duração e os mesmos cuidados para que o processo ocorresse de maneira parecida entre eles.
Algumas das hipóteses para esta resposta é a questão da luminosidade que ambos receberam durante o processo de germinação, ou até mesmo a possível variação genética encontrada nos grãos? Estas questões tornaram-se válvula propulsora para a pesquisa e certamente com a intervenção do professor iremos compreender o motivo das variações encontradas na germinação dos grãos.
...