FICHA DESCRITIVA
Por: Likarepilica • 28/5/2016 • Artigo • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 447 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP.
Centro de educação a Distância.
Curso de Pedagogia.
Disciplinas Norteadoras, Psicologia da educação e Fundamentos Filosóficos da Educação.
Desafio Profissional.
Terapia Assistida por Animais.
Desafio profissional.
TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.
Mapeamento do perfil da turma.
Escola: Paulo Freire.
Composta por 36 alunos, sendo 19 meninas e 17 meninos, com faixa etária entre 8 e 9 anos.
Perfil da turma: A sala de aula está dividida da seguinte forma: Alunos alfabetizados, que estão com leitura, escrita e interpretação fluente, Há também alunos silábicos alfabéticos com valor, aluno pré- silábico e também há aquele que utiliza de garatujas para escrever, não consegue assimilar fala e escrita. Tem um aluno com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), conhecido também como hiperatividade ou DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) e também um aluno com problemas emocionais e comportamentais.
Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais.
Nesta sala há Dois alunos com problemas comportamentais. E que necessitam de intervenção pedagógica a partir do projeto da Terapia Assistida por Animais na Educação.
São eles:
Fred Soares Aguilar, oito anos de idade, o mesmo apresenta a hiperatividade. A criança não consegue se concentrar nas tarefas e se distrai com facilidade. Permanecer sentado é um dos grandes desafios para o aluno, que exibe excesso de atividade motora (gosta de ficar em pé e correr pela sala, por exemplo) e tem reações emocionais fortes.
Há também a aluna Isabela Moura Neves, oito anos de idade, ela tem Dislexia: dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc.
Mapeamento dos problemas de aprendizagem individuais.
Dentro desta sala há o aluno Marcos Rosato de oito anos de idade. Um aluno que escreve corretamente lê fluentemente, consegue dominar todos objetivos proposto em sala de aula. Domina um mundo de conhecimento muito amplo, através de meios de comunicação, livros, revista, internet etc. Porém ele é um aluno individualista, retraído, fechado no seu mundo. Muitas vezes agressivo com a professora e os amigos de sala, recusa ajuda da professora e da auxiliar.
A professora depois de uma longa investigação constatou que o individualismo do aluno desencadeou devido à separação dos pais, onde ele estava convivendo com um mundo de brigas, mentiras e desentendimento dos pais. Até ocorrer a separação dos mesmos. Devido á todos esses acontecimentos levaram o menino a desconfiar das pessoas, então ele se fechou no seu mundo fictício, explorando outros conhecimentos, vivendo isolado dos demais.
A professora utiliza de todos os recursos para trazer o aluno para sua realidade e interagir com o meio que ele vive, mas não consegue um sucesso desejável.
Implementação do projeto.
Pensando em algo para tentarmos a melhoria do bem estar dos alunos que apresentam problemas de aprendizagem, sejam decorrentes de distúrbios (síndromes, disfunções) ou dificuldades normais de ordem cognitiva e/ou emocional, e/ou social.
A partir daí, fomos entender melhor do assunto, utilizando-se das técnicas da Educação, Atividade e Terapia Assistida por Animais, especificamente, usando animal, como instrumento facilitador para favorecer o desenvolvimento humano, seja na sua eliminação ou minimização dos sintomas diagnosticados;
Foi então que procuramos a instituição certa, para nos auxiliar nessa atividade. Contamos então com os profissionais de instituição que já trabalha com essa terapia, os mesmos realizaram um treinamento conosco para adaptação.
Foi feito uma reunião com os pais dos alunos, para autorização da participação dos mesmo em sala de aula. E com os alunos específicos, que precisa de um tratamento, mais intenso.Os pais assinou um declaração autorizando seu filho, levar o animalzinho no final de semana para casa.
A empatia entre o paciente e o animal é uma das primeiras preocupações dos zooterapeutas. Para isso, entra em jogo o papel do psicólogo para avaliar o comportamento e a vida passada do paciente, indicando o tipo de bicho a ser adotado no tratamento.
Definição do animal.
Optamos então pelo Hamster sírio, por ser maior e menos frágil, escolhemos por um animal já dócil e treinado. Com sua personalidade feliz e natureza calma, este atraente e pequeno animalzinho conquistará em pouco tempo, e o encherá de amor e atenção! A Hamster é um animal
...