FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: leandroluna • 11/3/2016 • Monografia • 4.464 Palavras (18 Páginas) • 292 Visualizações
[pic 1]
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
LEANDRO LUNA BRAGA
FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
RIO DE JANEIRO
2014
LEANDRO LUNA BRAGA
FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Anteprojeto de pesquisa de monografia apresentado à Disciplina Pesquisa III, como requisito parcial à obtenção de aprovação. Profª. Orientadora: Profª. Drª Vera Lucia Martins Sarubbi.
RIO DE JANEIRO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................................04TEMA DELIMITADO.................................................................................................06
OBJETO DE ESTUDO..............................................................................................06
JUSTIFICATIVA........................................................................................................06
OBJETIVO................................................................................................................08
OBJETIVO GERAL...................................................................................................08
OBJETIVOS ESPECÍFICOS.....................................................................................08
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.............................................................................08
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.................................................................................09
METODOLOGIA........................................................................................................18
CRONOGRAMA........................................................................................................19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................20
INTRODUÇÃO
Este trabalho é um anteprojeto de pesquisa acadêmica, implementado com a finalidade de atender ao requisito de conclusão da disciplina Pesquisa III, ofertado pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. O trabalho tem por objeto de estudo a graduação dos professores para atuação na EJA no ensino da rede privada e pública de ensino, do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2013.
A principal finalidade deste anteprojeto é delimitar o perfil dos professores, por intermédio de questionários e saber sobre o envolvimento dos professores com os temas relevantes a sua graduação, como a Cidadania, Ética, Afetividade, Esperança correlacionado ao trabalho e ao cotidiano deles próprios, a fim de sugerir uma graduação específica para os professores que atuam neste segmento.
As relações pessoais e escolares, hoje em dia, são pulverizadas e individualizadas onde a consequência disto é a ausência do compromisso. Há o descomprometimento em comparação ao próximo, principalmente se este viver marginalizado desta comunidade excludente, falseada num pseudocompromisso da ação do mestre direcionada aos discentes, onde o discurso não é para conscientizá-los, mas sim para concretizar os indivíduos na base da pirâmide social.
Como a história poderá ajudar compreender as atitudes dos professores?
De que forma isto atinge o mestre e o ensino?
Qual o mestre ideal?
A finalidade deste trabalho é esclarecer as inquietações acima, visando a um ensino integral, de qualidade e isonômico embasado em valores humanos, pautando-se em reflexões sobre questões morais cada vez mais longe das práticas pedagógicas.
O mestre não pode apenas mediar o conhecimento ou ensinar, mas sim, estar comprometido, ligado organicamente ao seu discente, buscando alternativas para o avanço absoluto do discente, libertando-o para o verdadeiro sentido do ensino.
A escola não pode ser uma doutrinadora cognitiva, mas sim, uma comunidade com indivíduos participantes, críticos, ativos e democráticos, ou seja, deverá intervir, questionar e participar na sua redondeza a fim de introduzir as pessoas na sua cultura.
Os professores precisam formar um cidadão democrático, solidário, fraterno, tolerante, crítico, politizado atuante em diversos espaços da comunidade, especificamente nas diversas alterações concebidas em divergentes organizações da comunidade brasileira nas quais os cidadãos estão inseridos.
Para ser mestre se faz necessário, além da graduação, ter o devido comprometimento com o ensino, ou seja, adquirir o pensamento voltado para o aprendizado do discente e ainda agir com amor, com apego, entregando-se de corpo e alma, pensando em uma resposta do discente, colaborando para a concepção, ou a expansão de uma comunidade mais igualitária e trabalhar com discentes de classe trabalhadora, popular, carente, ou seja, independente do cognome, é preciso aceitar e fazer parte do método de aprendizagem. Os professores serão os intelectuais transformadores, porém para isso, inserir-se-ão na realidade, e não somente marcar sua presença em controles de frequência, querendo que o dia passe rápido.
Os inúmeros títulos, cursos e, principalmente, técnicas não são os fatores principais para atuar neste segmento de ensino, ou seja, estas técnicas cada vez mais relacionadas com as políticas hegemônicas e que nem sempre vão ao encontro do que as camadas comunitárias realmente precisam, assim como a práxis que se constrói com compromisso de fazer ou realizar um ensino sério e transformador.
Este trabalho foi organizado da seguinte maneira: O primeiro capítulo versa sobre o tema demilitado, ou seja, é o assunto que será discorrido no trabalho todo. O segundo capítulo fala sobre o objeto de estudo, ou seja, o ator principal neste cenário. O terceiro capítulo versa sobre a justificativa, que é o motivo que me levou a pesquisar este assunto. Já o quarto capítulo fala sobre os objetivos do trabalho, ou seja, onde pretendemos chegar a curto e longo prazos. O quinto capítulo menciona sobre a formulação do problema, que causou a pesquisa incessante sobre a resposta para tal pergunta. No sexto capítulo é tratado sobre a fundamentação teórica, que dá validade ao trabalho por completo. Já o sétimo capítulo fala sobre a metodologia, ou seja, como o trabalho foi feito na prática. No oitavo capítulo foi explicitado sobre o cronograma, que relata quando foi realizada cada etapa do trabalho. E no nono e último capítulo é disponibilizado de onde foi retirado todo o conteúdo do trabalho, através das referências iniciais.
...