Ficcionalidade e Narrativa e, O Escaravelho do Diabo
Por: Bananinha.bro • 29/7/2015 • Trabalho acadêmico • 408 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental Ficcionalidade e narrativa em “O Escaravelho do Diabo” Disciplina: Literatura na Formação do Leitor Coordenadora: Márcia Cabral da Silva
Aluna:
Ficcionalidade e Narrativa e, O Escaravelho do Diabo
O capítulo escolhido foi: Capítulo XI O VISITANTE NOTURNO
No inicio do capitulo vimos a preocupação em informar o tempo, mostrando que como na realidade, zoológicos tem hora para abrir. A coerência do horário também está explicita na fala do guarda:
“— O meu relógio marcava uma hora e quinze minutos da madrugada. (...).”
Percebemos a presença da ficção quanto à fala do guarda neste diálogo:
“— Ora, ora... A gente não ia pôr o defuntinho no caixão e enterrar, não acha? Jogamo-lo no lixo, simplesmente”
Onde a linguagem empregada, não exprime espontaneidade, distanciando-se da forma real como as pessoas se comunicam, visto que não é de costume o emprego de sentenças gramaticalmente corretas como no caso do “jogamo-lo”.
A obra em si apresenta o conceito de verossimilhança, pois no geral o desencadear dos fatos consegue com que “compremos” a ideia de assassino misterioso e o desenrolar da historia, como neste caso a visita ao zoológico, para averiguar a morte de um pássaro, relacionando este caso com as demais mortes, nos leva a confiar na veracidade da investigação por exemplo.
Os elementos do gênero narrativo que o capitulo em questão apresentam são:
Narrador: Está explicito o tempo todo o tempo: 8:00 horas da manhã e oespaço: Jardim Zoologico. O enredo bem a ser a investigação do estrangulamento do galo- da- serra, para solucionar as demais mortes misteriosas. Quanto aos personagens temos neste capitulo o guarda, o Subinspetor Silva, Alberto, Rachel Saturnino, Veronica, Mr. Gedeon, Mr. Graz
Se configura como Romance pois é uma narrativa longa e dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa.
...