GESTÃO ESCOLAR: CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Por: fabifortunato • 8/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.030 Palavras (13 Páginas) • 353 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE GESTÃO – 100h
UNIDADE 1
GESTÃO ESCOLAR: CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. O conceito de gestão escolar foi criado para substituir o termo administração escolar. Aponte cinco motivos para a efetivação deste termo.
R:
O antigo termo não abrangia todo o amplo trabalho de um gestor.
A autonomia administrativa, financeira e pedagógica.
A expressão gestão escolar surge para designar uma atividade que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todo o processo de ensino-aprendizagem.
Promover novos conceitos e valores, associados à ideia de autonomia escolar.
A maior participação da sociedade e da comunidade, à criação de escolas comunitárias e cooperativas.
2. Quais são as cinco áreas da gestão escolar? Explique-as.
R: Gestão pedagógica: É aspecto mais importante e significativo da gestão escolar, pois o objetivo da escola é o ensino-aprendizagem dos seus alunos, sendo assim envolve o aspecto educativo e pedagógico. É nesta área que se estabelece objetivos para o ensino, definindo linhas de atuação, em função dos objetivos e do perfil da comunidade e dos alunos, se propõe metas a serem atingidas, acompanha-se a elaboração dos conteúdos curriculares e se avalia o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e o cumprimento de metas. Avalia-se também o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo. E suas
especificidades estão enunciadas no Regimento Escolar e no Projeto Pedagógico.
Gestão participativa e estratégica: Tem o objetivo de promover instâncias de participação que aperfeiçoem o relacionamento entre a escola e a comunidade: órgãos colegiados, Grêmio Estudantil, APMF, Conselho de Educação.
Gestão de pessoas: é preciso que se estimule a integração entre pais, alunos, funcionários, professores, desenvolvendo a valorização do trabalho de cada um, bem como assegurando o trabalho em equipe e os aspectos qualitativos e quantitativos. A gestão de pessoas (alunos, equipe escolar, funcionários e comunidade) constitui a parte mais sensível de toda a gestão é o grande desafio do gestor.
Gestão administrativa: é a administração de serviços, recursos físicos e financeiros, ou seja, trata-se do gerenciamento da parte física e burocrática (o prédio e os equipamentos materiais da escola) e da parte institucional (a legislação escolar, direitos e deveres, atividades de secretaria).
Gestão de resultados: é a avaliação dos resultados obtidos pela escola quanto ao acesso, permanência e sucesso do aluno, avaliando metas e objetivos alcançados ou não.
3. Caracterize e exemplifique as competências esperadas para um gestor: competência política, competência afetiva e competência administrativa.
R: Competência política: é a capacidade de articular e viabilizar, interna e externamente, as decisões advindas das discussões compartilhadas. Implica em gerenciamento de trabalho e encaminhamento de questões pertinentes de forma transparente e participativa.
Competência afetiva: O gestor deve possuir e desenvolver a capacidade de se relacionar com pais, professores, funcionários e alunos de forma a respeitar suas particularidades, e, ao mesmo tempo, garantir o equilíbrio entre eles. Possuir uma capacidade de exercer relações humanas harmoniosas.
Competência administrativa: capacidade de flexibilizar as regras quando for necessário para ir em direção à obtenção dos objetivos comuns propostos. A função do gestor é garantir a imagem institucional, maior patrimônio de uma Escola.
4. Sintetize o perfil do gestor escolar (Mínimo de 15 linhas).
R: O Diretor da escola como gestor público, deve construir em seu perfil profissional características que lhe possibilitem compreender os princípios e diretrizes da administração pública e incorporá-los a pratica gestora no cotidiano da administração escolar, compreender os condicionamentos políticos e sociais que interferem no cotidiano escolar para promover a integração com a comunidade, observar, pesquisar e refletir sobre o cotidiano escolar de forma a aprimorá-lo conscientemente, acompanhar e avaliar o desenvolvimento da proposta pedagógica e os indicadores de aprendizagem com vistas à melhoria do desempenho da escola, reconhecer a importância das ações de formação continuada para o aprimoramento dos profissionais que atuam na escola, criando espaços que favoreçam o desenvolvimento dessas ações, articular e executar as políticas educacionais, na qualidade de líder e mediador entre essas políticas e a proposta pedagógica da escola construída no coletivo
da comunidade escolar, valorizar a gestão participativa como forma de fortalecimento institucional e de melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos. Elaborar de forma participativa os planos de aplicação dos recursos físicos e financeiros, vinculados à proposta pedagógica da escola. Utilizar recursos tecnológicos nas atividades de gestão escolar. Comunicar-se com clareza, em diferentes situações, com diferentes interlocutores, utilizando as linguagens e as tecnologias próprias.
5. Defina gestão democrática ou participativa e relate como ela pode contribuir com a implementação de mudanças na escola.
R: A gestão democrática orienta os dirigentes educacionais no que se refere à qualidade da aprendizagem dos alunos, conhecendo sua realidade, a si mesmos e as condições de enfrentamento dos desafios do dia-a-dia, e isto exige o envolvimento de todo grupo social no sentido de unir esforços para a efetivação dos objetivos apontados, ou seja, a ideia de participação analisando situações, decidindo encaminhamentos e agindo em conjunto.
UNIDADE 2
GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTEXTO HISTÓRICO
...