Geografia do Lugar
Por: sayon • 13/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 189 Visualizações
Estudar o lugar para conquistar o mundo.
Quando se estuda geografia é necessário abordar questões significativas como o estudo do espaço geográfico e suas delimitações.
Essas delimitações são baseadas nos níveis chamados: o local, o regional, o nacional e o global, um interligado ao outro, e relacionados de forma dialética.
A compreensão do lugar diz respeito ao entendimento dos acontecimentos no espaço de vivência além do natural ou humano.
O que acontece em cada lugar permite a construção de um espaço, resultando na historia dos indivíduos de seus grupos, e suas ações cotidianas. Dessa forma é possível criar uma relação de pertencimento e de identidade com o lugar atrelado ao desafio de entendê-lo.
As várias possibilidades de estudar o lugar.
Existe a necessidade de considerar os aspectos relativos e relacionais do lugar, o tratando como categoria de análise no espaço geográfico, na busca de conhecê-lo, saber que existe nele e localiza-lo no conjunto do espaço.
Dessa forma podem-se buscar diversas formas metodológicas para um aprendizado significativo do lugar atrelado ao seu conceito e conteúdo.
O mapa como possibilidade de representar o espaço.
Através do mapa podemos ler o espaço de forma crítica e realista trabalhando na geografia com a síntese de determinados espaços resultante dessa leitura que pode ser gráfica e ampla.
Na leitura de mapas, é considerada a importância de uma alfabetização cartográfica, onde o sujeito construa esquemas de lateralidade, representações, projeções, percursos e etc. de um lugar ou espaço construído.
A criação de um mapa faz possível a o aprendizado significativo de geografia para o sujeito despertando o conhecimento e desenvolvimento da criatividade.
Princípios teóricos – metodológicos de uma aula de geografia.
É fundamental para o ensino e aprendizagem a seleção de conteúdos e a metodologia a ser utilizada, mas a necessidade do aluno construir um conhecimento válido mediante esse ensino.
O educador deve promover condições favoráveis ao aprendizado do aluno, despertando a curiosidade do saber e do aprender.
Uma consciência espacial
A consciência espacial é o conhecimento produzido pelo aluno, significando a construção do conhecimento crítico do sujeito.
Alguns pressupostos são necessários para a construção de uma melhor construção de espaço construído pelos homens que é: o olhar espacial, sendo ele o modo de estudar a realidade social, a escola de análise, estuda os vários níveis da escala social que são “o local”, “o regional”, o “nacional” e o “mundial” e as suas dimensões e a escala da natureza que é a formação e transformação da natureza.
A natureza na análise geográfica
A natureza é tida como recurso utilizado pela sociedade que a subordina as necessidades que o homem tem de altera-la para interesse próprio.
A paisagem
O resultado de uma construção histórica da sociedade em meio as suas necessidades e a realidade da construção do espaço, define a paisagem, em junção também do de vista singular dos sujeitos.
A paisagem também é associada à heterogeneidade natural e artificial, assim como ao valor estético e identitário de um lugar.
A estrutura e formação do espaço
A análise do espaço advém da construção dele atrelada às relações entre fenômenos que contribuem para a formação espacial, através do que é visível na paisagem.
A dimensão histórica
A dimensão histórica está ligada aos diferentes significados dos lugares além do visual, promovendo o entendimento da realidade espacial e social da humanidade.
Mais algumas palavras
A geografia é uma disciplina que visa à análise do mundo dentro da interpretação geográfica, no intuito de promover a compreensão de valores que formam o sujeito como cidadão em junção do aprendizado reacionado a natureza.
A difícil seleção de conteúdos
A utilização de instrumentos adequados para o ensinar é muito importante para a educação do sujeito. É necessário que o educando incite o aluno a pensar, criticar, pesquisar entre outras coisas para construção significativa do conhecimento.
É de grande importância que o professor faça o planejamento dessas aulas com os conteúdos relevantes ao ensino, englobando saberes culturais que envolva a socialização como um todo do alunado, em meio o lugar e a sociedade a qual ele esteja inserido ou não.
Dos conceitos do cotidiano aos conceitos científicos.
A escola tem a grande tarefa de explicar a diferença entre conceitos do senso comum e os científicos. Essa tarefa está ligada basicamente a forma de argumentação mediante a origem das informações.
Dessa maneira o conhecimento prévio do aluno não poder ser desconsiderado, mas sem o promovedor de uma relação dialética entre o aluno e o professor, fazendo possível a troca de saberes e estudos teóricos relacionados aas verdades dos saberes.
As habilidades: mapas e pré-mapas
...