HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO
Por: Bogo-123 • 13/6/2018 • Trabalho acadêmico • 3.308 Palavras (14 Páginas) • 258 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h
UNIDADE 1
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Caracterize a educação grega na antiguidade, incluindo o período homérico.
R: No período da antiguidade a educação teve um longo processo na cultura grega, lembrando que no período homérico era visada em formar o nobre cortês e virtuoso que tivesse características de forca e coragem.
Nos tempos da antiguidade a criança depois dos sete anos era levada aos palácios de outros nobres para aprender o ideal cavalheiresco, a educação visava em criar os educando ou criar nele a condição de aprender, instituí-lo e passar informações.
- Compare e destaque as diferenças entre a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.
R: A Educação em Esparta: aconteciam intensas guerras, mas devido á esse motivo desenvolveram a educação militar severa, a educação em Esparta era voltada para a forca física, buscava-se a formação de atletas e soltados, a formação intelectual do espartano era escassa.
A Educação em Atenas: Era voltada ao poder político era focada á educação do espírito, os jovens não se esgotavam em atividades para o corpo físico, mas evoluía em escalas de gramática e de vigiada de perto pelo estado ao passo que a formação intelectual era particular.
- Descreva as principais características da educação romana, elucidando a contribuição do estoicismo.
R: O objetivo da Educação Romana era formar cidadão para atuar ativamente na vida pública, esse sistema de educação era informal e familiar, o educador era o pai, que desempenhava o papel de senhor e de sacerdote. A partir dos sete anos os meninos acompanhavam o pai na vida civil, e as meninas ficavam em casa colaborando com as mães nos serviços domésticos, de acordo com estoicismo o homem para atingir virtude, a sabedoria e a fidelidade deveria viver em harmonia com a natureza, com os cosmos. Deveria viver moderadamente, sem temer os homens, os deuses, a morte, o destino, deveria viver sem temer a nada.
- Descreva sobre a importância do teatro para a educação grega, abordando a contribuição da comédia e da tragédia.
R: O teatro foi muito importante para a educação grega e continua sendo até nos dias de hoje, servindo de escola.
Com a tragédia a criança desperta sentimentos, emoções, através das simulações feita pelos autores, na comedia por ser feita de historias engraçadas as seráficas aprendem sorrindo.
A tragédia contava a historia de deuses heróis e a comedia falava de h9omens comuns e com isso as crianças aprendiam.
- Quais são os princípios pedagógicos apregoados por Aristóteles? Tais princípios são válidos para a sociedade atual? Justifique.
R: Para Aristóteles desenvolver um conceito de educação partindo por influencias inclusive do seu pai, segundo ele o homem se educa na medida em se copia a forma de vida dos adultos, possibilitando o educando em sábio e com a educação ele aprende a se desenvolver, Aristóteles argumentava que tudo tem que atingir a sua forma perfeita.
Segundo Aristóteles o homem é capaz de alcançar a virtude e com isso contribui para os atos políticos da cidade, o homem tem direito de ser ou não feliz.
No meu ponto de vista os princípios são validos, porque todo ser humano é capaz de progredir, só basta apenas querer, insistir e nunca desistir dos seus objetivos.
- Quem era o pedagogo na educação grega e qual o seu papel no processo formativo?
R: Até os sete anos de idade as crianças eram educadas pela própria família, á partir dos setes anos cabia ao pedagogo que era o escravo a conduzir as crianças e os adolescentes ate a escola, para que as mesmas pudessem receber instruções de seus preceptores, ele tinha a tarefa de levar as crianças ate o local do conhecimento, ou seja, o escravo só era um mero ‘condutor de crianças’.
- Explique a contribuição do cristianismo para a educação romana.
R: O Cristianismo mudou a historia da humanidade, ensinava ao homem conceitos de valores, caridoso, humilde, cooperativo, solidário, com amor no seu coração. Surgiu então uma nova proposta de sociedade, cujos alicerces deveriam centra-se nos valores do Evangelho, tento uma nova concepção de família, com laços de amor e fraternidade, respeito mútuo.
UNIDADE 2
A EDUCAÇÃO NA MEDIEVALIDADE
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Como a Igreja angariou tanto poder político, econômico e cultural, na Idade Média? Responda, abordando os acontecimentos que deram origem a esse período histórico e que contribuíram para o fortalecimento da Igreja.
R: Na transição da idade antiga para a idade média houve o enfraquecimento do imeprio romano, na igreja era o único lugar que as pessoas encontravam ajuda, com isso a igreja ganhou o poder político e econômico, muitos filhos de rico iam para a igreja para ter uma educação pensando nas dioceses mais ricas, ou seja, iam em busca de poder, e com isso a igreja foi ganhando mais seguidores cada dia mais.
- Argumente sobre o papel desempenhando pela Igreja na educação medieval, apontando aspectos positivos e negativos.
R: O papel que a igreja desempenhou foi crucial para a mudança que se restabeleceu entre a cultura do mundo GREGO – ROMANO, e a nova cultura cristã, a igreja naquela época tornou-se a maior instituição.
Aspectos Positivos: Os monges franciscanos deixavam a vida para se dedicar aos pobres, cantos gregorianos transmitiam conhecimento através da música.
Aspectos negativos: as guerras, as invasões bárbaras, as crises da agricultura, a economia restrita aos feudos, as desigualdades sociais, pobreza, miséria e doenças.
...