Histórias e Histórias da Educação
Por: caarol.sena • 20/1/2016 • Trabalho acadêmico • 2.877 Palavras (12 Páginas) • 365 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
- INTRODUÇÃO
A História da Educação é uma História muito complexa, tanto para ser estudada, como ara ser compreendida, pois ela se evolui em um contexto cheio de acontecimentos importantes e que necessitam ser observados e compreendidos.
Nesse trabalho apresentamos diversas possibilidades de se “conectar” os alunos das séries iniciais com esse mundo da História, levando-os a sentir a verdadeira importância que os acontecimentos do passado, tem em nossa educação atual.
Trabalhando os temas com o lúdico podemos fazer com que a criança aprenda sem maiores dificuldades, e assim, entenda a História da Educação em suas diversas fases.
- DESENVOLVIMENTO
Tema 1: Estudo da Educação grega e romana.
A Grécia foi o berço da civilização, foi onde fluiu a sofística, apesar de não ter sido na Grécia seu local de origem.
A educação na Grécia teve formas diferentes. Em Esparta ela assume um papel de preparação para a guerra, os meninos viviam em cavernas dos 7 aos 30 anos, e sua educação incluía intermináveis exercícios de ginástica e atletismo. Os professores surravam os alunos, a fim de reforçar a disciplina. Eles alcançavam a maturidade em ótimas condições físicas. Além disso decorava muitos poemas e aprendia a tomar parte nos cortejos públicos e religiosos.
Na Educação Romana, não existia democratização, ela dava ênfase a formação moral e física (formação do guerreiro). Para as mulheres, a educação era voltada a preparar o seu papel de esposa e mãe , mesmo se depois, gradativamente, a mulher tenha conquistado maior autonomia na sociedade romana.
- Atividades pedagógicas desenvolvidas.
- Turma de 3º ano(8 a 9 anos)
Nome da atividade: Debate de Fantoches – Tema: História da escola e do professor.
Objetivos:
- Acentuar as características da Educação Grega e a Educação Romana como base da educação atual.
- Trabalhar a criatividade e linguagem oral.
- Preparar o aluno para futuros debates, ensinando-o a falar e a ouvir, respeitando as diferenças de opiniões.
Descrição:
- Falar sobre a educação Grega e a educação Romana, dando ênfase às características de cada uma delas, contando como era a educação, como surgiu o professor (pedagogo), como as crianças aprendiam, como eram “incentivadas” e disponibilizar material para pesquisa.
- Dividir a turma em duas, sendo uma representante do povo grego e outra do povo romano. Agruparem-se, pesquisarem e refletirem sobre as características de cada povo a quem representarão.
- Distribuir um fantoche a cada grupo e em seguida organizar de maneira que o fantoche possa passar de uma criança para outra. Fazer perguntas sobre o tema, para que cada grupo responda de acordo com as características de cada povo representado. Para responder e fazer as perguntas, as crianças devem utilizar fantoches, e as demais devem ouvir as comparações. É importante deixar que as crianças façam comparações com os dias atuais e manifestem sua opinião. Se outra criança desejar dar sua opinião, ela deve pedir que lhe passem o fantoche.
- Turma de 4º ano (9 a 10 anos).
Nome da atividade: Debate informal sobre a Grécia e Roma.
Objetivos:
- Comparar a educação na Grécia e na Roma com a educação atual.
Descrição:
- Formar grupos com os alunos e depois debater as formas de educação na Grécia, em Roma e a educação atual um grupo defende a educação grega, um grupo defende a educação romana e outro grupo defende a educação atual.
Tema 2: Estudo da educação medieval, que abarca: educação no renascimento, época do absolutismo e da educação burguesa.
No período medieval a educação era desenvolvida em estreita simbiose com a igreja, com a fé cristã, e com todas as instituições eclesiásticas.
A escola como conhecemos é um produto da idade média. A sua estrutura é ligada à presença de um professor que ensina a muitos alunos.
A educação Renascentista visava o homem burguês, o clero e a nobreza. Era elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal, não chegando as massas populares. Durante esse período, surge o interesse em três áreas: a vida real do passado, o mundo subjetivo das emoções e o mundo da natureza física.
Durante a Idade Moderna, predominou o regime absolutista, o poder passava de pai para filho, e a nobreza e o clero tinham todos os privilégios inclusive a educação.
Com as revoluções burguesas na passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, houve uma repercussão na educação, principalmente em consequência da separação entre a Igreja e o Estado e do desenvolvimento dos sistemas públicos de educação.
- Atividades pedagógicas desenvolvidas.
- Turma de 3º ano (8 a 9 anos)
Nome da atividade: Jogo de memória da Idade Média.
Objetivos:
- Desenvolver a memorização dos alunos usando jogos pedagógicos, trabalhando com a parte lúdica da criança e as sua respectiva socialização.
Descrição:
- Separar a sala em dois grupos A e B, fazer um círculo, colocar o jogo no centro do círculo e tira-se par ou ímpar para ver quem vai iniciar o jogo, retira-se uma carta do jogo e a pessoa tem que adivinhar onde esta a figura igual, e quando retirada a carta o professor vai explicando o que significa a figura e onde ela se encaixa na história, quem acertar onde esta a figura igual vai ganhando um ponto até a última carta a ser tirada, quem ganhar o jogo, ganha também um ponto na matéria por exemplo.
- Turma de 3º ano (8 a 9 anos)
Nome da atividade: Caixa surpresa
...