IDENTIDADE E ADOLESCÊNCIA
Por: Lobato2015 • 2/11/2015 • Dissertação • 539 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
IDENTIDADE E ADOLESCÊNCIA
Santana do Acaraú – Ceará
- 2013 –
O indivíduo ao entrar na adolescência, vivenciará um momento de descobertas, indagações e conflitos consigo mesmo, aonde poderão ter o acompanhamento da família ou afastamento desta, novas amizades, sendo que todas contribuirá de certo modo para sua formação pessoal.
É comum nesta fase existir diferentes reações para as mesmas situações, como o seguinte: haverá dias que o adolescente achará seus pais e amigos, as melhores pessoas do mundo. Contudo, existirão dias em que vê-los bem longe, denominando-os de controladores e egoísta. Poderíamos citar vários exemplos, mas a princípio este que trouxemos nos faz vislumbrar o que pode ocorrer dentro da “cabecinha” de cada adolescente.
É de fundamental importância o papel dos pais na vida do jovem, pois este se espelhará na vida de seus genitores, haja vista, ser pai e ser mãe é muito mais do que laço biológico, é sentimento pessoal e responsabilidade social, trazendo direitos e deveres junto à sociedade e família em si.
A sociedade nos traz várias denominações, como filho, aluno, contribuinte e vários outros, mas participarmos de grupos de amigos, frequentamos lugares comuns a outras pessoas, mas mesmo assim, temos nossas próprias percepções, pensamentos, desejos, construindo assim nossa identidade própria.
Com isso, a caracterização de nossa identidade é o conjunto de uma série de representações, conhecimentos e atitudes, em que externará nossa origem, capacidade, aptidão, interesse, necessidade, e principalmente, objetivo e justificativa de vida.
Na adolescência, aparecerão as mudanças biológicas, como puberdade, que é a transformação mais visível do nosso corpo.
Ocorrerá neste momento, dentro do contexto social, uma lista do que pode e do que não pode ser feito, a fim de que o adolescente possa se condicionar os ditames da sociedade, exemplificando, como o caso de que só poderá ter filhos que tiver condição de sustenta-lo.
A adolescência é o marco da vida infantil e a preparação para a vida adulta, não importando em que sociedade em que esteja inserida, esta pode ser considerada uma regra geral.
O comportamento na formação da identidade é fruto das bases familiares e escolares, pois estas tem a obrigação de orientar e educar seus infantes para o desenvolvimento saudável dentro da sociedade.
A adolescência é uma fase conturbada, em que se caracteriza pela profunda necessidade de auto firmasse perante sua família, amigos e comunidade. Alguns optam por imitar algum ídolo, outros preferem contrariar tudo. Mas é uma experiência válida, pois terá a oportunidade de assimilar o que lhe for melhor.
Após a adolescência, período de saída da infância e descobertas, seja biológica seja social, a identidade pessoal será evidenciada no final dessa fase de vida, aonde já terão experimentado vários conflitos externos e principalmente, internos, corroborando assim para a fixação de sua própria identidade.
Na adolescência, o individuo buscará independência, a fim de que na sua fase adulta ele seja auto suficiente, seja independente. Já os pais vivenciarão um período até interessante.
...