Identidade contemporânea
Por: Claudia220374 • 13/6/2015 • Resenha • 580 Palavras (3 Páginas) • 334 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNIBH[pic 1][pic 2]
Desde o inicio do século o homem procura se identificar como um ser social.
O que dificulta são as várias transformações culturais que vem sofrendo ao longo do tempo. “Hall” diz que o sujeito pós-moderno não tem uma identidade permanente ela é móvel e esta em constante transformação por que o rodeia.
Hoje vive um sujeito gerado pela diversidade cultural de um mundo globalizado, e construindo e reconstruindo sua identidade.
O descentramento do sujeito Hall cita (5) cinco de maior importância:
- A primeira descentralização fala da tradição dos pensamentos marxista que diz que, há uma essência universal no homem e essa essência é atributo de cada individuo singular sujeito real.
- A segunda vem da descoberta do inconsciente por Freud, em que nossas identidades, nossa sexualidade e a estrutura de nossos desejos formados no inconsciente, racional provido de uma identidade fixa.
- O terceiro descentramento nos diz que somos donos das afirmações que fazemos ou dos significados expressados na língua.
- O quarto descentramento vem do estudo de Focault, que destaca um novo poder o “poder disciplinador” que se desdobram por anos.
- O quinto descentramento está dentro o movimento feminista dos anos 60, teórico crítico, que revolucionou um conjunto de valores
A Guerra Fria foi uma guerra de ameaças, não de confrontos, apesar tudo que era dito jamais houve confronto direto. A primeira guerra fria foi marcada pelo mais intensa ameaça de extermínio nuclear e pelo desenvolvimento da indústria armas, o que explica o significativo número de resoluções e de tratados internacionais sobre armações nucleares curiosamente uma fase de bem-sucedido aumento econômico global. O segundo período foi marcado por duas crises econômicas globais, ambas causadas pela intervenção.
Os resultados econômicos dependentes em grande alcance os sucessos políticos: os modelos de economia funcionando sob forte intervencionismo estatal enfrentaram, nos anos 80, seus limites estruturais, numa época em que se projetou o fenômeno da integração de mercados globalização e uma forte concorrência econômica.
Esta perda de identidade é chamada de deslocamento ou descentração do individuo. Stuart Hall aponta 3 noções de sujeito .
- Sujeito Iluminista
O sujeito do Iluminismo é aquele centrado em si mesmo, nas capacidades e razões.
- Sujeito Sociológico
O sujeito sociológico é aquele que cria sua identidade e baseia-se em outras na sociedade, sujeito auto-suficiente e autônomo.
- Sujeito Pós-Modernista
O sujeito pós-moderno,é moderno aquele que possui uma identidade móvel onde o sistema cultural o influenciam mutuamente.
(HALL, 1987) Diz: A identidade torna-se uma "celebração móvel": formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam
Globalização cultural
A globalização é como um fenômeno que está acabando com as identidades. Stuart Hall mostra que globalização como um acontecimento que cruza fronteiras nacionais:
...