Idéias para história virtual
Por: Jéssica Rodrigues • 29/6/2015 • Resenha • 539 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
Paula e Beto viviam com seus pais em uma cidade grande, em um apartamento sem quintal. Nos fins de semana, de vez em quando, iam para o sítio do tio ou passavam o dia todo em uma praia deserta. Certo dia, as coisas mudaram: o pai deles decidiu comprar um terreno à beira da praia. E que belo terreno era esse: repleto de bichos, de micos, lagartos e maritacas. A família estava eufórica com sua casa nova, e não faltavam ideias para a reforma: retirar o mato da frente da casa para fazer um gramado, cimentar a parte de trás para construir uma churrasqueira, ter um cachorro, um gato... Terminada a reforma, a família nem notava a mudança do lugar: mal se ouvia o ruído dos pássaros, a gritaria dos micos, os siris não mais esburacavam a terra como antes. Recebiam visitas no fim de semana, ligavam o som alto, faziam churrasco, abusavam do ar-condicionado. As coisas prosseguiram assim até que o pai de Beto e Paula foi transferido para uma cidade longe dali. Durante os meses em que a família não pôde viajar, a casa ficou aos cuidados do caseiro Zé Juca. Quando os quatro voltaram, levaram um susto: a casa estava repleta de ninhos de passarinho, formigas na cozinha, lagartos atrás da churrasqueira. Nervoso, o pai das crianças foi pedir explicações a Zé Juca. O caseiro, sem se abalar, disse com calma que aquela casa não era só deles. Foi então que as crianças, voltando do quintal, entenderam: aquela era também a casa dos micos, dos lagartos, dos pássaros.
Esse é o resumo do livro.
Pensei em trabalhar uma historia virtual a partir dessa. Tipo:
- Um belo dia a família estava tomando café da manha na varanda da casa e o Zé Juca chegou desesperado dizendo que a mata estava pegando fogo e que todos precisavam ajudar a salvar os bichinhos. Beto teve a ideia de levar todos eles até praia, pois la o fogo não chegaria.
Zé Juca chateado disse que eram muitos bichos, que mesmo sabendo quantos eram não saberia como faria para controlar se todos chegaram à praia mesmo.
A ideia é fazer as crianças chegar à uma solução... tipo uma pedrinha pra cada bichinho e a gente problematiza que por ser muitos bichos eles iriam começar a perder as pedras pelo caminho, pois não caberia nas mãos deles. Se a criança falar de colocar numa sacola, a gente problematiza que a sacola ficará muito pesada. A gente vai problematizando até eles chegarem na conclusão do agrupamento (1 pedra pra cada X animais).
- Na historia, tem uma passagem que fala que o Zé Juca retirou as lâmpadas para não confudir o trajeto para o mar das tartaruguinhas que chocaram.
A gente pode criar uma situação em que o Zé Juca precisa por algum motivo controlar quantos ovos foram botados e quantos chocaram.
- Na historia também conta que a casa estava sendo construída. Com isso, a gente pode trabalhar geometria (tridimensionalidade, espaço etc).
...