Impacto das tics
Por: edjr07 • 7/11/2015 • Resenha • 703 Palavras (3 Páginas) • 670 Visualizações
A tecnologia já mudou as formas como fazemos muitas coisas na vida, como produzimos, consumimos, interagimos e até mesmo como exercemos a nossa cidadania. Agora é a vez da tecnologia mudar a forma como aprendemos e ensinamos, se antes educávamos os alunos para usar a tecnologia, hoje usamos a tecnologia para educarmos os alunos. E assim conseguimos avançar na superação de três grandes desafios na educação.
O primeiro deles é equidade, com tecnologia conseguimos ampliar o acesso dos alunos, não importa se eles estão em regiões vulneráveis, ou até geograficamente dispersos, que eles possam ter acesso a recursos de qualidade, vídeo-aulas, games,plataformas. Também com a tecnologia conseguimos personalizar melhor o acesso a educação, fazendo com que cada um possa encontrar a sua melhor maneira de aprender. Algumas plataformas já conseguem avaliar em tempo real, o que cada aluno aprendeu o que não aprendeu, quais as suas necessidades e com que recursos eles aprendem melhor. Assim é possível garantir que cada aluno siga no seu ritmo, a partir dos seus interesses conforme o seu perfil de aprendizagem.
Outro desafio que as tecnologias ajudam a gente a superar é o da qualidade, oferecendo recursos digitais cada vez mais diversificados, interativos, dinâmicos que realmente ajudam o aluno a entender e aplicar o conhecimento, apoiam o professor oferecendo a ele oportunidades de criar novas estratégias pedagógicas e fazem com que a educação esteja disponível a toda hora, em todo lugar com cada vez mais autonomia para o aluno.
O terceiro desafio é a contemporaneidade, as tecnologias aproximam a educação do universo dos alunos do século XXI também ajuda a prepará-los para a vida presente e futura cada vez mais mediadas pelos recursos tecnológicos. Mas é preciso ter cuidado pois a tecnologia não vai conseguir resolver todos os problemas, é preciso mesclar atividades on-line com atividades off-line no que se convencionou a se chamar ensino hibrido, então o professor vai criando estratégias pedagógicas, em que alguns alunos estão usando games, plataformas, redes sociais, outros estão experimentando em projetos, fazendo trabalho de grupos, ainda outros em mentoria essa mistura é q vai garantir a qualidade e efetividade da educação.
Também é preciso evitar o risco de apenas digitalizarmos processos tradicionais de educação, simplesmente substituindo a lousa pela lousa digital, ou livro pelo livro digital ou mesmo a aula convencional por uma vídeo aula. E algo muito importante a tecnologia não substitui o professor, ao contrário empodera os educadores. Algumas atividades mecânicas e repetitivas como correção de exercícios ou transmissão de conteúdos podem ser feito pelas máquinas euquanto o professor te mais tempo para planejar a sua aula, ser o mediador da aprendizagem, um provocador, um designer da aprendizagem.
É preciso também evitar os efeitos prejudiciais do uso de tecnologia na educação como a dispersão e ate mesmo o aumento da desigualdade se a gente garantir acesso a esses recursos apenas a uma parcela dos estudantes brasileiros. Mas para que tudo isso aconteça é preciso garantir algumas condições imprencidiveis: conectividade a internet veloz, estável é fundamental para que os professores e alunos tenham acesso a plataformas e recursos mais sofisticados. Também é preciso garantir a rede lógica dentro da escola, quanto mais wifi
...