Inclusão - Análise de Texto AP II – Educação Inclusiva
Por: Orcelio Junior • 20/11/2016 • Artigo • 386 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
AP II – Educação Inclusiva
1 – O texto de Maria Teresa Eglér Mantoan (2003) possibilita uma série de reflexões no ambiente escolar. A autora adentra o paradigma da inclusão, discorrendo sobre a necessidade de se traçar uma nova organização da instituição escolar, com vista ao pleno acolhimento das diferenças. Assim, podemos situar a inclusão como produto de uma educação plural, democrática e transgressora. A inclusão implica na mudança do paradigma educacional atual, para que se encaixe no mapa da educação escolar que precisamos retraçar. Ainda segundo o texto, lemos que “(...) a democratização do acesso à escola permitiu a entrada de novos grupos sociais em suas salas de aula, mas fechou as portas para os novos conhecimentos que esses grupos trazem consigo a partir da experiência de vida de cada um deles”. A escola deve integrar o aluno com deficiência ao ensino regular e não deixa-lo de fora. Além de fazer adaptações físicas, a escola precisa oferecer atendimento especializado paralelamente às aulas regulares.
2 – Vemos no texto que os participantes das unidades escolares alimentam uma maior participação dos pais na escola, enquanto os pais esperam uma abertura maior por parte da escola a fim desse contato. É necessário que haja uma parceria efetiva entre escola e família, e cabe a escola estimular essa parceria, pois a família tem a responsabilidade de participar da vida escolar do aluno. A partir do momento em que a família acompanha a criança no seu desenvolvimento escolar, além de impor limites a ela, ela faz o seu papel, que é a responsabilidade pela formação do indivíduo. À escola caberá a responsabilidade pela informação. Todos devem se comprometer em construir uma participação efetiva com o objetivo de uma escola com qualidade de ensino e melhor desempenho dos seus alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TEXTO 01
1. MANTOAN, M. T. E. – “Inclusão escolar. O que é? Por quê? Como fazer?”, 2003.
2. MANTOAN, M. T. E. – “O direito de ser, sendo diferente, na escola”, 2006.
3. LODI, L. H – “Inclusão e exclusão social”, 2007
TEXTO 02
4. LEITE, E.G., GOMES, H.M.G. e CARVALHO, J.M. – “O Papel da família e da escola na aprendizagem escolar: um análise na Escola Municipal José Teobaldo de Azevedo no Município de Limoeiro-PE”, 2003.
5. ALMEIDA, E.B – “A relação entre pais e escola: a influência da família no desempenho escolar do aluno”, 2014
...