Interpretação e Leitura
Por: An0023 • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.114 Palavras (5 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
Pedagogia
Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
1°Bimestre
Profa: Walkíria Bontorim
Nome: Ana Rosa dos Santos | RA:9749451031 |
Nome: Camila Roqueti Lucas | RA:8026765540 |
Nome: Fernanda Carina Salvador | RA:6451272588 |
Nome: Fernanda Graziele da Silva | RA:7229587956 |
Nome: Maria do Socorro da S. Cavalcante | RA:8047769256 |
Nome: Maria Gelsina Vaz Francetto | RA:7479685819 |
Piracicaba, Abril
ANO 2015
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa na escola:
Nosso cotidiano exige que cada indivíduo esteja apto para compreender os demais e fazer-se entender por eles. O domínio da linguagem é preciso que na maior parte das atividades da existência que implicam contato, que indica ao entendimento à colaboração. A função da oralidade e escrita é, que os alunos "aprendam" a analisar a língua (escrita), e serem capazes de se expressar bem verbalmente (utilizando a modalidade oral e escrita) e que interajam no ato comunicativo.
A escola deve se contextualizar com a comunidade, visando sociedade em que vive. Delas derivará técnicas - manuais e intelectuais - onde a pedagogia deverá ser racional, eficiente e humana.
Nesse sentido, acreditamos que, através de uma reflexão sobre a sua prática pedagógica, o professor poderá melhorar o seu desempenho e, conseqüentemente, o desempenho de seus alunos. Espera-se que ele atue nesse nível de ensino, como um mediador que favoreça a ação da criança na construção do seu conhecimento.
Etapa 1 :
Teoria de Vigotsky:
De e acordo com a teoriaVigotskyana, pois acreditamos que a criança precisa de um mediador para que ele possa se desenvolver socialmente.Para o desenvolvimento da criança precisa-se de no mínimo de duas pessoas para estar envolvidas ativamente trocando ideias e experiências.
A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimentos.A aprendizagem acontece dentro da zona de desenvolvimento proximal.
Um fator importante dessa teoria são os fatores sociais e culturais no desenvolvimento dessa criança. A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
Etapa 2:
Filme : O Poder alem Da Vida
Bhem era um jovem atleta que se preparava para participar juntamente com sua equipe e treinador de uma Olimpíada. Ele buscava a perfeição, na qual ate então ninguém tinha atingido,mas ele acordava sempre nas madrugadas com terríveis pesadelos. Um jovem bonito saudável tinha todas as namoradas que queria. Enfim conseguia tudo que sempre desejava,os pesadelos le sempre visualizava um par de sapatos, não os conseguia distinguir.
Em uma destas caminhadas eis que encontra em uma loja de conveniência um senhor que estava usando os sapatos de seus sonhos.Sócrates era o nome do senhor, um filosofo que começou a treiná-lo. E treinar também o consciente do rapaz, e dizia sempre “(...) As pessoas tem medo do que há dentro delas (...)”. E assim o ensina a usar mente.
“(...) Não sou o que penso (...)” ,diz o Atleta. O ponto do equilíbrio é o ponto certo na hora certa. Sempre dizia seu mais novo amigo e treinador. Temos que aprender a jogar fora o que não precisa e sempre o fazia repetir.
De mente vazia, e em um acidente grave o deixou Bhem sem andar por longos meses, seu treinador dizia que acabou para ele, pois tinham colocaram placas em suas pernas. Era persistente, e pensava que “(...) Quem mais tem dificuldades pra amar é quem mais precisa de amor (...)”
E aprendera que nada na vida é banal, pois a vida é uma escolha. Você escolhe o que quer, ou é o que não quer.
Então recomeçou tudo novamente, agora com a mente vazia, apostando no seu novo amigo e treinador. Enfrentou barreias participou das Olimpíadas e inacreditavelmente foi o melhor a se apresentar e ganharam o tão sonhado ouro. “(...)A felicidade esta na Jornada, não no Destino (...)”.
A cena em que Bhem parou se coloca em destaque. Pois ele respirou, pensou e fez o exercício da cabeça vazia. Podemos semelhantes ao nosso cotidiano, pois em sala de aula, muitas vezes o convivemos onde muitas escolhem o privilégio e aprender. Ao contrário de outras que não o faz importante. Podemos destacar a frase: ” O que você é neste momento”. Fazendo
...