JBI - Observação do faz de conta
Por: Priscila Paula • 23/11/2017 • Relatório de pesquisa • 414 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
A Observação do Faz de Conta
Jogos e Brinquedos na Infância
Introdução:
O faz-de-conta possibilita essa conversa do mundo interior, com o mundo real. A criança experimenta sensações, digere situações que viveu ou observou, consegue vivenciar o que é se colocar no lugar do outro, se encontrar com o outro. E com toda essa experiência que é a vida vivida, passa a acomodar dentro de si essa diversidade de informações , sensações e sentimentos, gerando todo um desenvolvimento cognitivo , afetivo-emocional e grande contribuição para sua vida social.
Relatório de Observação:
Sofia, é minha vizinha, filha única e geralmente brinca sozinha. Eu a observei brincando na área comum do prédio com suas bonecas, ursinhos e brinquedos, onde ela fingia ser a mãe das bonecas.
Sofia, estava brava porque uma das suas filhinhas (boneca) com nome de Júlia, não queria comer.
Ela então disse:
- Júlia, você não vai mais brincar com seu tablet enquanto não terminar o seu prato de comida, retirou da frente da boneca a tampa de uma caixa de sapato que seria o tablet imaginário. Ainda muito brava porque Júlia não queria comer virou-se para sua outra filha (boneca) e disse:
- Mariana, que maravilha, você comeu tudo. Agora vai escovar os dentes e depois deixo você brincar com o tablet.
Sofia, tirou o prato da frente da sua filha (boneca) Mariana e deu um palito de sorvete dizendo que era a escova de dentes.
Passando um minuto Sofia pegou a tampa da caixa de sapatos e colocou na frente de sua boneca Mariana e disse:
- Você só pode brincar com o tablet por uma hora e depois tem que tomar banho para dormir.
Em pouco tempo, Sofia diz para suas filhas:
- Agora vamos todos dormir porque a mamãe vai assistir um filme que não é para crianças, tem muitos monstros e fantasmas.
Sofia, colocou suas bonecas e ursos para dormir por ali mesmo e foi brincar no playground do prédio.
Criança Observada: Sofia
Idade: 4 anos
Conclusão:
Essas representações que de início podem ser "simples", de acordo com a idade da criança, darão lugar à um faz de conta mais elaborado, que além de ajudá-la a compreender situações conflitantes ajuda a entender e assimilar os papéis sociais que fazem parte de nossa cultura ( o que é ser pai, mãe, filho, professor, médico, ... ). Através desta imitação representativa a criança vai também aprendendo a lidar com regras e normas sociais. Desenvolve a capacidade de interação e aprende a lidar com o limite e para tanto, os jogos com regras são fundamentais.
...