JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Débora Soares • 22/1/2023 • Trabalho acadêmico • 2.562 Palavras (11 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
DÉBORA SOUZA SOARES
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JATAÍ-GO
2021
DÉBORA SOUZA SOARES
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de TCC, apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para aprovação da disciplina Pesquisa e Prática em Educação.
Orientador: Mônica Silva Ferreira
JATAÍ-GO
2021
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SOUZA SOARES, Débora
RESUMO: Os jogos e as brincadeiras eram considerados tempos atrás, como passa tempo pela humanidade. Usado como forma de ocupação em tempo livre. Não tinham qualquer significado pedagógico, os jogos e brinquedos eram somente para distrair, enquanto os adultos faziam suas obrigações. Na atualidade nos deparamos com uma realidade totalmente diferente onde, as brincadeiras e jogos infantis são representação da vida real da criança que ajuda a desenvolver sua capacidade de imaginar, pensar e agir. Sendo assim no desenvolvimento escolar da criança, estas atividades são de suma importância na formação integral da criança. O presente estudo tem o objetivo geral da pesquisa é compreender como a ludicidade é absorvida na vida da criança e a importância que vem sendo dado a ludicidade para o desenvolvimento do aprendizado. Como embasamento metodológico tem a pesquisa biográfica, para obter conhecimento no tema proposto. Através desta pesquisa foi possível obter conhecimento e entender que o lúdico e um método importante e imprescindível na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças.
Palavra-chave: Lúdico. Educação. Aprendizagem. Criança.
1-INTRODUÇÃO
Tendo em mente como o ambiente escolar e a sociedade tem absorvido a ideia de trabalhar com materiais lúdicos como forma de aprendizagem, e no desenvolvimento da criança na educação infantil, sobre estas experiências que passamos e que todas as crianças vivenciam foi fortalecida por inúmeras situações que ocorrem cotidianamente em ambientes educativos ou locais em que há interação entre crianças e seus pais ou responsáveis.
O objetivo geral da pesquisa é compreender como a ludicidade é absorvida na vida da criança e a importância que vem sendo dado a mesma para o desenvolvimento da aprendizagem.
Como caminho metodológico, adotamos abordagem biográfica que é um método de pesquisa quantitativa. Desta maneira o descrito utiliza meios explícitos para atender a questão, de selecionar e analisar estudos cientificamente, que estudaram e registraram cientificamente sobre o brincar no ensino e aprendizagem na educação infantil. Iniciando com ensinar brincando onde abordamos meios de trazer a sala de aula o prazer pela aprendizagem com o trabalho lúdico. e em seguida as considerações finais e as biografias usadas na confecção da escrita.
2-ENSINAR BRINCANDO
O bebê passa por um aprender constante transferindo as informações da realidade para o seu próprio mundo de fantasias. É através da curiosidade que a criança vai captando as informações do mundo real que se entrelaçam no sistema afetivo e ultrapassam ao sistema cognitivo para processar o entendido. A descoberta surge como resultado que o indivíduo adquiriu após explorar o significado do objeto.
Post & Hohmann (2011) dizem que os bebês e crianças pequenas sentem a necessidade de ter atividades sensoriais, onde conhecem e reconhecem os objetos e materiais para se auto descobrirem em suas propriedades, como se desenvolve e a sua finalidade. Levando à risca a abordagem High/Scope, a integralização das crianças com o com o meio ao que vivem é rica e muito interativa, desta forma, a o reconhecimento de materiais ajuda para o desenvolvimento da mesma:
Já no espaço escolar, estudos indicam que o nível de aprendizagem da criança é o reflexo do quanto à curiosidade dela é estimulada. Na Educação Infantil este estímulo é proveniente da forma com que o docente organiza o espaço de convivência, da utilização dos brinquedos, da musicalidade que irá ofertar as crianças, dos jogos que serão realizados, da construção do brincar natural solitário e do brincar coletivo proposto.
Dante (1998, p. 49) informa que as “atividades lúdicas podem contribuir significativamente para o processo de construção do conhecimento da criança. Vários estudos a esse respeito vêm provar que o jogo é uma fonte de prazer e descoberta para a criança”. É preciso proporcionar o desenvolvimento do educando, considerando-o em aspectos sociais, emocionais, cognitivos e comunicativos. Entretanto, Paniagua e Palácios (2007) afirmam que nem sempre os referidos aspectos significam que os mesmos são trabalhados de maneira igualitária.
Todos os elementos lúdicos podem estimular a curiosidade da criança de imediato ou com a rotina, tendo ciência que esta organização deve ser planejada sistematicamente pelo docente permitindo sempre ao criar espontâneo. A metodologia do ensino lúdico será eficiente se o docente estiver preparado para aplicar. De acordo com Almeida (2000):
O sentido real, verdadeiro, funcional da educação lúdica estará garantindo se o educador estiver preparado para realizá-lo. Nada será feito se ele não tiver um profundo conhecimento sobre os fundamentos essenciais da educação lúdica, condições suficientes para socializar o conhecimento e predisposição para levar isso a diante. (ALMEIDA, 2003, p.63).
O lúdico aplicado como uma metodologia pedagógica que desperte a curiosidade e ao criar espontâneo da criança, não como ensino padrão da unidade escolar. O espaço recreativo pode ofertar um ambiente afetivo, seguro, dinâmico e criativo para as crianças através do brincar como recurso e não como à “referência pedagógica da instituição”.
A educação infantil precisa fazer a transição da criança para o Ensino Fundamental onde o ensino lúdico é método pedagógico e não o protótipo educacional. A curiosidade estimulada pelo método lúdico fará com que a criança torne os jogos educativos e centralize o seu brincar no aprender instintivo.
...