Jean Piaget - Construção do Conhecimento
Por: Franciele Christ Mascarelo • 6/5/2015 • Seminário • 332 Palavras (2 Páginas) • 362 Visualizações
BIOGRAFIA JEAN PIAGET
Jean William Fritz Piaget nasceu em 1896, Neuchâtel, Suíça sua formação superior foi em ciências naturais, sendo o principal interesse Biologia. No inicio de sua carreira, se interessa pelo desenvolvimento intelectual das crianças, dedicando os últimos 60 anos de sua vida a reunir uma quantidade impressionante de dados referentes ao desenvolvimento mental, sobre como a inteligência se desenvolve. Primordialmente, seu trabalho era voltado para a descrição e explicação, de forma sistemática, origem e desenvolvimento das estruturas intelectuais e do conhecimento.
Foi difícil a aceitação da teoria de Piaget na América, pois a pesquisa experimental em psicologia era voltada para teste de hipóteses, Piaget somente observava e conversava com as crianças, se deixava guiar frequentemente pela intuição quando as entrevistava. Na abordagem clinica, não fazia as mesmas perguntas a duas crianças do mesmo grupo, a rigor, suas crianças não recebiam o mesmo tratamento experimental. As principais fontes para os dois primeiros livros (Jogo, Fantasia e Imitação na Infância 1951 e As Origens da Inteligência nas Crianças 1952) foram observações dos seus três filhos, nascidos entre 1925 e 1931. Piaget foi um pesquisador incansável ate sua morte em 1980, ele seguiu um árduo plano, de trabalho.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO
Estágio da inteligência sensório-motora: (0 – 2 anos). Durante este estagio, o comportamento é basicamente motor. A criança ainda não representa eventos internamente e não “pensa” conceitualmente; apesar disso, o desenvolvimento “cognitivo” é constatado à medida que os esquemas são construídos.
Estágio do pensamento pré-operatório: (2 – 7 anos). Este estágio e caracterizado pelo desenvolvimento da linguagem e outras formas de representação e pelo rápido desenvolvimento conceitual. O raciocínio, neste estagio, é pré-lógico ou semilógico.
Estágio das operações concretas: (7 – 11 anos). Durante este período, a criança desenvolve a capacidade de aplicar o pensamento lógico a problemas concretos, no presente.
Estágio das operações formais: (12 em diante). Neste estágio, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento, e as crianças tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.
...