TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget - Resumo

Por:   •  3/7/2015  •  Dissertação  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Jean Piaget foi um renomado psicólogo, filósofo e biólogo, conhecido por seu trabalho no campo da inteligência infantil. Passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio, criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança que, segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Esses quatro estágios são sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

No estágio sensório-motor, que dura do nascimento ao 18º mês de vida, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos. Nesse estágio o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.

O estágio pré-operatório, que dura do 18º mês aos 8 anos de vida, a criança adquire a habilidade verbal, consegue nomear objetos e a raciocinar intuitivamente, mas ainda não consegue coordenar operações fundamentais.

No estágio operatório concreto, que dura dos 8 anos aos 12 anos, a criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos, possui uma lógica interna consistente e habilidade de solucionar problemas concretos.

O estágio operatório-formal, entre os 12 e 15 anos, a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade do raciocínio abstrato e as deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos.

Nesse estágio a criança inicia sua transição para o modo adulto de pensar, sendo capaz de pensar sobre ideias abstratas.

Para Piaget, educar crianças não se refere tanto à transmissão de conteúdos quanto favorecer a atividade mental do aluno, sendo que o aprendizado se dá por interação entre estruturas internas e contextos externos. O aprendizado será significativo quando for ativo, quando a criança receber informações ao objeto de estudo para organizar suas atividades e agir sobre elas, sendo que o professor será o incentivador e o encorajador para a iniciativa própria do estudante.

Suas descobertas tiveram um grande impacto na pedagogia, mostra que por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de aprender, por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos. Em seus estudos descobriu que as crianças não raciocinam como os adultos, assim recomendou aos adultos que adotassem uma abordagem educacional diferente ao lidar com crianças.

Jean Piaget modificou a teoria pedagógica tradicional que afirmava que a mente da criança é vazia, esperando ser preenchida por conhecimento, em sua visão as crianças são as próprias construtoras do conhecimento, sempre criando e testando suas teorias sobre o mundo. Sua percepção sobre as crianças serve como base de linhas educacionais atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com