Jogos e Brinquedos na Infância, Estudos Disciplinares
Por: vitoriasofia25 • 11/11/2020 • Trabalho acadêmico • 2.007 Palavras (9 Páginas) • 661 Visualizações
Jogos e brinquedos na infância. ( DP)
Estudos disciplinares. Modulo 1 – História cultural do jogo, brinquedo e brincadeira.
Exercício 1- alternativa B – não avia distinção entre brinquedos de meninas e meninos , por exemplo uma boneca era brinquedo de ambos sexos.(acertei na 4 tentativa. )
Exercício 2- alternativa A – Brinquedos jogos e brincadeiras do século XVII eram representantes do costume e dos valores de sua época , apontado por aries 1989.
(acertei na 1 tentativa)
Exercício 3- alternativa B – todas as afirmações estão correta referente a definição da palavra jogo podemos dizer que “ a palavra jogo é polissêmica e pode-se referir a varias situações. Uma mesma conduta pode s ser considerada jogo em uma cultura e não em outra. O jogo pode ser analisado por características como prazer e não prazer liberdade, regras, caráter não-serio , espaço e tempo, ação voluntaria , natureza improdutiva intenção lúdica. O jogo pode ser analisado por características como flexibilidade, livre escolha , controle interno, propriedade do processo de brincar, efeito positivo e não literalidade. ( acertei na 1 tentativa)
Exercício 4- Alternativa A – “ hoje a imagem da infância é enriquecida, também, como o auxilio de concepções psicológicas e pedagógicas, que reconhecem o papel de brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento e na construção do conhecimento infantil”. (KISHIMOTO,2002,P.21) – Afirma que a brincadeira é a ação da criança ao mergulhar no lúdico, é o lúdico em ação.
Exercício 5- Alternativa C - “Entre os diferentes tipos de brinquedos e brincadeiras, (KISHIMOTO 2002) aponta o brinquedo educativo, as brincadeiras de faz-de-conta, as brincadeiras tradicionais infantis e as brincadeiras de construção. Pode-se dizer o brinquedo e a brincadeira relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com o jogo. (essa foi difícil kkk)
Estudos disciplinares. Modulo 2- Brinquedos e brincadeiras para crianças pequenas.
Exercício 1- Alternativa A – “ Quanto Anna Bondioli trata da construção do espaço de jogo entre o adulto e a criança refere-se á transição como Um percurso, dado que, para Winnicott, á transição é a passagem de uma total fusão com o ambiente (mãe) para um ambiente onde a criança começa a ter consciência da própria individualidade. ( acertei na 1 tentativa ).
Exercício 2- alternativa A- “ Anna Bondioli afirma que, quando a mãe se adapta bem ás necessidades da criança, ela fornece á criança a ilusão de que existe uma realidade externa que corresponde a sua capacidade de criar , portanto é correto afirmar que a criança é levada á experiência lúdica por não sentir onipotência.
Exercício 3- alternativa D- Usar o corpo como brinquedo e levar da boca para a mão caracteriza-se como um exercício funcional.
Exercício 4- alternativa E- Os livros-vivos são livros ilustrados que permitem “ que as formas assumidas realcem e estimulem o gosto pela leitura. O manuseio, que leva ao aprendizado de itens culturais. O desenvolvimento do prazer pelo contato com o mundo encantado das surpresas literárias. Que a aparência de brinquedos deixe-os semelhantes a presentes, possibilidades a distração e exclua das obrigações e dos trabalhos escolares.
Exercício 5- alternativa B- “Os livros- vivos e as imagens são ferramentas e mediadores que entram no lúdico e ajudam o leitor a deslizar pelo prazer do texto” é correto afirmar que os prazeres da leitura residem na compreensão da representação, favorecida pelo livro-vivo e suas possibilidades de exploração.
Exercício 6- alternativa A- “ Para Goldschmied e Jackson recomendam que tão logo os bebes possam sentar-se confortavelmente, e antes de começarem a engatinhar, existe uma atividade para eles que desenvolve o brincar e o aprendizado. Qual atividade lúdica é essa á qual as autoras estão se referindo ? o brincar heurístico.
Estudos disciplinares modulo 3- Fundamentação teórica sobre jogo e brincadeira.
Exercício 1- alternativa E - “ Toda brincadeira é uma imitação transformadora, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada. A brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, portanto, é correto afirmar que aquele que brinca domina a linguagem simbólica.
Exercício 2 – Alternativa A – Para Gilles Brougere defende que á a criança quem fax o brinquedo, e não o brinquedo que fax a criança. Ele que dizer que as crianças são produtos da sociedade em que vivem. Mas como que, quando, onde e com quem brincar é decisão de cada criança.
Exercício 3- Alternativa A - pode acontecer de observamos a brincadeira de faz-de conta de uma criança e nos sentirmos atraídos pelas representações que ela desenvolve. É correto afirmar que o desenrolar das cenas não deixa duvidas sobre o significados que os objetos assumem em dado contexto.
Exercício 4 – Alternativa C – jogo imaginativo, jogo simbólico , jogo de papeis e jogo sócio- dramático .
Exercício 5 - Alternativa A- “A criança cresce, se desenvolve, conhece o mundo e constrói seu conhecimento por meio do jogo, do brinquedo e da brincadeira. É correto dizer que ela compreende nossa linguagem, nossa forma de viver e nossos valores por meio do faz-de-conta.
Exercício 6- Alternativa D – O legítimo destinario do brinquedo e do interesse por ele, mesmo quando definido por pais e fabricantes , é a criança .
Estudos disciplinares modulo 4- O jogo e a educação.
Exercício 1- Alternativa A - Embora reconheça a importância do investimento educativo dos pais e da sociedade na infância, Gilles Brogére afirma que o adjetivo “educativo” gera grande confusão quando aplicado a brinquedos e precisa ser explicado. O autor chama atenção para as grandes transformações que ocorrem nesse período de vida e diz que centrar-se somente no brinquedo educativo induz ao risco de ocultar outros aspectos igualmente do desenvolvimento infantil.
...