Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
Por: sarah1802 • 5/5/2015 • Projeto de pesquisa • 702 Palavras (3 Páginas) • 503 Visualizações
SARAH GUIMARÃES FLORÊNCIO DE OLIVEIRA – 1082296
Licenciatura em Pedagogia
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE
Orientador: Prof. Juliana de Souza Silva
Claretiano Centro Universitário
BELO HORIZONTE
2015
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE
CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Este TCC busca, através de pesquisa bibliográfica, demonstrar as contribuições pedagógicas dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento das crianças. Através do relacionamento em grupo (equipe), a criança desenvolve o diálogo e a autonomia moral e intelectual. As brincadeiras existem desde a antiguidade e, com elas, as crianças desenvolvem o seu conhecimento, aumentando sua capacidade de compreensão e, também, suas habilidades sócio-motoras através do manuseio do brinquedo. De acordo com ALVES (2000), com as brincadeiras as crianças passam a ter mais criatividade, favorecendo suas fantasias e ajudando a expressar seu entusiasmo nas suas ações e a interpretar o mundo. Para WINNICOTT (1975) as brincadeiras ajudam a criança no seu desenvolvimento cognitivo, cabendo aos professores promover atividades prazerosas, que estimulem a criatividade e a perseverança frente a qualquer descoberta.
Os professores devem incentivar as crianças a se interagir, para que elas não se sintam excluídas do meio e acabem se tornando crianças retraídas, isoladas. O educador deve ter uma relação de confiança com a criança, para que consiga estimular o crescimento e a formação de opinião no decorrer de sua maturidade, relacionando a teoria com a prática, aumentando seu conhecimento. Através de uma boa mediação do educador, a criança passa a entender melhor certos princípios da vida: colaboração, divisão, liderança, obediência às regras e competição.
Com as brincadeiras as crianças extravasam seus sentimentos, o que auxilia na reflexão sobre a situação. A Educação Infantil é uma das mais importantes instâncias na fase de desenvolvimento da criança. Por isso, conforme FERREIRA (2011) a educação deve ser eficiente e saudável. E as brincadeiras são o primeiro recurso utilizado para a aprendizagem. Aprender é um processo em que a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, da qual seu grupo social participa. É necessário que a criança interaja com outras pessoas, especialmente com adultos e crianças mais experientes para que possa aprender.
JUSTIFICATIVA
Escolhi este tema por se tratar de um assunto que pretendo trabalhar enquanto profissional da área de ensino infantil. O brincar auxilia na formação da personalidade da criança, do desenvolvimento cognitivo, psíquico e motor.
Os jogos e as brincadeiras entre as crianças devem ser incentivados, pois, ambos auxiliam na aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, criando e preparando a criança para organizar-se socialmente no mundo, para entender a realidade através do mágico mundo do brincar.
De acordo com FERREIRA (2011), os jogos e as brincadeiras estão sempre presentes na vida das crianças, na forma de atividades realizadas nas creches, escolas, em suas casas, enfim, acontece onde quer que ela esteja, basta utilizar a criatividade e a imaginação. Jogos e brincadeiras satisfazem as necessidades da criança, seus interesses e desejos, se mostrando uma forma de descobrir o mundo que a cerca.
OBJETIVOS[a]
* Contribuir para a construção da identidade e do senso crítico, no processo de aprendizagem;
...