Jogos e brincadeiras na educação infantil
Por: crisgal • 1/10/2015 • Monografia • 3.756 Palavras (16 Páginas) • 348 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
JOGOS E BRINCADEIRAS NA
EDUCAÇAO INFANTIL
[pic 5]
CHAPECÓ - SC
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 6][pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
JOGOS E BRINCADEIRAS NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de Pesquisa elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, como requisito parcial para obtenção do Grau de Pedagogo no Curso de Pedagogia, orientado pela professora Doutora Terezinha Bazé de Lima.
.
[pic 10]
CHAPECÓ-SC
2014
[pic 11]
SUMÁRIO
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ................................................................................ ..........04[pic 12]
2 INTRODUÇÃO.. 05
3 PROBLEMA 06
4 OBJETIVOS 07
4.1 Objetivo Geral 07
4.2 Objetivos Específicos 07
5 JUSTIFICATIVA 08
6 CONSTRUÇÃO DAS HIPÓTESES 09
7 REVISÃO DE LITERATURA 10
7.1 APRENDIZAGEM INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO ..............................................10
7.2 O JOGO E A CRIANÇA....................................................................................................13
8 METODOLOGIA 16
8.1 TIPO DE PESQUISA 16
8.2. LOCAL DA PESQUISA...................................................................................................16
8.3. CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA 16
8.4. ANÁLISE ESTATÍSTICA................................................................................................16
8.5. MATERIAIS E MÉTODOS..............................................................................................16
9 CRONOGRAMA 17
10 ORÇAMENTO 18
11 REFERÊNCIAS 19
[pic 13][pic 14]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 15][pic 16]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO DE PESQUISA
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso I
1.1 TÍTULO DO PROJETO: Jogos e brincadeiras na educação infantil
1.2 DADOS DA EQUIPE: Ivonete Lopes
COLABORADORES E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS: Alunos, Professores, Coordenadores, Gestores e Pais das escolas estaduais, municipais e particular.
1.3 ORIENTADOR(ES): Professora e Doutora Terezinha Bazé de Lima.
1.4 TIPO(S) DE PESQUISA (S):
( x ) BIBLIOGRÁFICA
( x ) DESCRITIVA
( ) EXPERIMENTAL
( ) EXPLORATÓRIA
( x ) OUTRAS Citar : qualitativa
2. INTRODUÇÃO
[pic 17]
Pensando no quanto é importante para a criança brincar, o trabalho tem como tema Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. O brincar possibilita o desenvolvimento, não sendo somente um instrumento didático facilitador para o aprendizado, já que os jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade. (ANTUNES, 2004)
O brinquedo contribui para a criança descobrir seu potencial criativo. A capacidade de brincar abre um espaço de decifração de enigmas, além de propiciar o conhecimento de forma natural e agradável, como meio de estimular a socialização, possibilitando à criança agir de forma mais autônoma.
A infância é uma fase importante para a criança, pois é nesta fase que ela começa a exteriorizar suas fantasias, além de desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas. Através dos jogos e das brincadeiras a criança começa a interagir, criando laços afetivos e adquirindo novas experiências.
É através das brincadeiras que a crianças desvendam o seu mundo. Sozinha ou grupo as crianças fazem descobertas, vivenciam novas experiências. E representam suas emoções e percepção do mundo de maneira espontânea. Portanto, será desenvolvido uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, objetivando compreender se os jogos e brincadeiras de fato contribuem no processo de ensino e aprendizagem da criança na educação infantil.
3. PROBLEMA[pic 18]
O educador infantil tem como tarefa proporcionar ao educando prazer em aprender, mas para que isso aconteça deve estar atento para o desenvolvimento educacional de cada aluno com e dispor de conhecimentos adequados para um aprendizado eficaz, buscando atividades pedagógicas de acordo as necessidades das crianças.
Utilizar os jogos e brincadeiras na elaboração e a execução da proposta pedagógica na educação infantil significa transportar para o campo do ensino-aprendizagem condições para maximizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora.
As brincadeiras e jogos não podem ser vistos apenas como forma de divertimento, mas como meio que contribuem e enriquecem, para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional. Sabemos que para manter o seu equilíbrio, a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar.
...