Leitura e produção de texto
Por: Elaine Castro • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.325 Palavras (10 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1]
UNIDERP ANHANGUERA
PÓLO ARAÇOIABA DA SERRA
CURSO DE PEDAGOGIA
ATPS
Leitura e Produção de Textos
Elaine Tadeu Xavier Moreno Castro - RA 396192
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Textos”, sob orientação da professora-tutora Antonia de Fátima Camargo
Araçoiaba da Serra/2015
Sumário
Introdução 3
Importância da Leitura 3
Gêneros Textuais presente na Revista Veja Ed.214 4
Texto dissertativo-argumentativo 6
Considerações Finais 8
Referências Bibliográficas 9
Introdução
Pretende-se com este trabalho acadêmico analisar e entender os diversos gêneros textuais existentes no cotidiano e suas formas de serem trabalhados com os alunos através da busca incessante do conhecimento por parte do professor.
A todo minuto a humanidade permanece em meio a conhecimentos que se aproximam de todos por múltiplos tipos de frases, sejam elas na forma oral ou não. Se é norteado desde os primeiros anos escolares, sobre a seriedade da leitura e da alfabetização, inicia-se juntando letras, aonde cada vocábulo constituído é causa de exultação e de renovação na palavra. Conforme se passam os anos, distinguindo os princípios gramaticais, para que se possa formar as expressões e ter uma ampla ciência para que haja auxilio para ler, escrever e interpretar. Independente da fase cada vez mais será evidente que uma boa leitura fará que se tenha de contínuo uma probabilidade melhor ao ler e escrever.
Deve-se compreender que leitura e interpretação são duas coisas distintas, por isso há obrigação de amoldar-se uma escrita, suas distintas formas para que se possa abarcar qual mensagem a ser transmitido, saber adaptar-se a cada gênero textual contemporâneo. Depara-se com múltiplos tipos de gêneros textuais no transcorrer rotineiro: Panfletos, outdoors, mensagens em sms, cartas, receitas, anúncios, etc. É uma diferença interminável.
Importância da Leitura
Qualquer pratica de leitura ajustada aprovisiona ao leitor o completo acréscimo das capacidades discursivo-pragmáticas da língua.
Conforme Martins 1986 existe uma analogia dentre o ação de ler e escrever, de maneira que o leitor é aceito como decodificador da letra, contudo a leitura só ocorre efetivamente assim que se começa a constituir analogias entre os conhecimentos e a arriscar resolver as dificuldades que se apresentam desta forma procede-se a leitura, que habilita o sujeito a ler de tudo .
A leitura acontece também de formas não verbal, havendo uma relação entre a linguagem de imagens e escrita.
Atualmente o individuo precisa ser capaz de compreender o sentido dos distintos tipos de linguagem disponíveis, como leitura emocional que é pertinente a necessidade particular o prazer, a leitura sensorial alusivo à percepção humana, e a leitura racional que tem a competência de causar e desejar a linguagem. Segundo S. Maria a leitura é um ato diligente e a coincidência desse três estados faz com que o leitor possa pensar e situar um dialogo com vários textos.
A leitura admite ter um conhecimento linguístico, onde se pode abranger e infligir significados ao texto, informação textual onde se é capaz de articular se algum texto é ou não coeso e informação precedente que temos sobre o mundo geral. Ela é uma atividade interativa aonde o educador pode ampliar a educação de leitura ancorada aos três níveis de informação citado acima para abeirar-se a concepção do que se lê e agregar diferentes textos, conhecimentos e ideias, abarcar e promulgar conceitos sobre o argumento.
O método de aprendizagem é pra todos os seres humanos que aprendem a todo tempo.
Gêneros Textuais ou Discursivos Presentes na Revista Veja Ed.2147
de 13 de Janeiro de 2010
[pic 2]
Pode-se dizer que gênero textual são estruturas que compõe os textos, sejam, eles orais ou escritos. Estas composições são espontaneamente distinguidas, pois estão presentes no cotidiano, nas mais distintas maneiras e hoje é incontável a diferença que existe, pois cada diaestão sendo inventados mais e mais devido à tecnologia: MSN, chat e- mail, inbox, piadas, receitas, bula, jornal enfim, é infinito.
Dentro de uma mesma revista, pode-se deparar com diversos tipos de Gêneros textuais. Ela é analisada como apoio textual, ou seja, múltiplos tipos de texto incluso em um mesmo veículo de diálogo, aonde são deparados múltiplos gêneros, cada destinado a um tipo de leitor ou para uma veiculação de interesse favorável como, por exemplo, os anúncios.
Na revista Veja Ed.2147, podem-se identificar diversos gêneros textuais como:
Notícia: Um gênero textual de cunho jornalístico, ao referir-se a este, deve-se associá-lo às inúmeras circunstâncias sociocomunicativas que cercam nosso dia-a-dia. Anúncio: Um gênero textual que tem como alvo comercializar ou divulgar algo que possa interessar o leitor.
Reportagem: Linguagem formal, prática, em regra tem dados de horas e lugares, e não pode haver envolvimento emocional ou ideológico, tendo em vista que a finalidade é exibir o fato.
Manifesto: Onde o texto expõe um jeito de atrair atenção das pessoas. Apontando um problema de importância comum ou alertando para um problema que está prestes a acontecer.
Indicam-se abaixo alguns gêneros textuais encontrados na Revista Veja Ed.2147, estes são só alguns, porque em cada página existe probabilidade de novos elementos de gêneros.
...