Leitura e produção de texto
Por: GIAN10NALU • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1]
universidade anhanguera - uniderp
centro de educação a distancia
pedagogia - leitura e produção de texto
Andréia de Assis Alves - ra-411173
Junita Francisco Martins -ra-413555
Atps -leitura e produção de texto
prof.Dr.Luiz Roberto Wagner
Cotia-SP
Data 13/06/2013
CONCEPÇÃO DE LEITURA
A leitura é uma atividade extremamente dinâmica onde o leitor desenvolve a compreensão e interpretação de um texto levando em conta seus conhecimentos e experiências.Mas o ato de ler não se prende necessariamente a livros, revistas e jornais.Observar imagens, filmes, gestos também é uma forma de leitura.Quando uma criança,que ainda não tem o conhecimento do código linguístico,assiste um filme, folheia uma revista, observa uma figura, ela vai fazendo uma leitura do que esta em sua volta Através de cores e imagens.
ESTRATÉGICAS DE LEITURA
A leitura que se coloca em foco o leitor seus conhecimentos em inteiração com o autor e o texto,espera que ele possa processar,criticar, contradizer ou avaliar as informações que recebe,assim recorre a uma série de estratégicas para a construção do sentido a sua leitura.
-Leitura em voz alta (lê e escuta facilita a compreensão).
-exposição de pensamento (o leitor expõe o que esta pensando sobre o que esta lendo).
-Identificadores de fatores chaves (identifica os elementos mais importantes da narrativa, personagem, características, objetivos , assuntos,etc.).
-Representação visual dos acontecimentos (durante a leitura o leitor reproduz os acontecimentos mentalmente usando a imaginação).
-Antecipação das informações (leva-se em conta o conhecimento prévio do leitor).
-Questionário (faz-se um questionário sobre a leitura respondido pelo próprio leitor).
-Resumo (faz-se uma síntese do texto a medida que se lê).
LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO
A leitura e produção de sentido basear-se no conhecimento do leitor.Considerando os conhecimentos de um leitor para outro temos uma pluralidade de leitura e sentido num mesmo texto,levando também em consideração os sinais do texto.
GÊNEROS TEXTUAIS
Na leitura e produção de sentido precisamos nos basear em formas de padrão relativamente estáveis de estruturação.Gêneros textuais que são inúmeros ,por que sempre sofre mudanças na sua constituição resultando em novos gêneros.Temos uns exemplos o e-mail ou blog,práticas sociocomunicativas que eram a antiga carta e o diário.
São gênero textuais: carta, e-mail,anuncio, poema, conto, lista, resumo, resenha, charge,tirinha, carta ao leitor,culinária, horóscopo etc...
GÊNERO TEXTUAIS PRESENTE NA REVISTA VEJA
-Carta ao leitor: "Um dragão como herança"- gênero textual que expressa opinião, linguagem formal.
Um texto que fala sobre a inflação que Dilma Russef presidenta herdou da gestão anterior.
revista veja pagina 12, publicada em 16/02/2011.
-PROPAGANDA
Vivo ''entenda porque só na vivo você tem a maior cobertura do Brasil"(telefonia)
Texto publicitário com imagens, ilustrações,argumentos que possa convencer e satisfazer a necessidade do consumidor.
pagina10 publicada em 16/02/2011.
-Saúde
"Portadores da doença de esclerosa múltiplas tem esperança com novo medicamento e aperfeiçoamento com células troncos"
produção textual de caráter cientifico.
-Economia
"Agora a liquidação é em casa"
Fenômeno na internet sobre compra coletiva.
Notícia jornalística linguagem clara , dinâmica e objetiva.
Pagina 72, publicada em 16/02/2011
-Entrevista
NICKN CLEGG "Vice primeiro ministro inglês diz que prefere trabalhar pela recuperação do país a salvar-se do constrangimento político de contrariar posições que defendeu no passado".
Gênero textual jornalístico finalidade de colher opinião de pessoas a respeito de um assunto ou de fato em evidencia no momento que ela é realizada feita em perguntas e respostas.
Pagina17,20 e 21 publicada em 16/02/2011.
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO
Tema: Celular na sala de aula"didática ou distração"
Hoje é muito comum a presença de celular na sala de aula e o professor precisa ter uma prática pedagógica para orientar o aluno,utilizando o celular para pesquisa pois é uma forma de tornar a aula mais atraente para esses alunos que já nasceram num mundo voltado para grandes inovações tecnológicas.Há uma constante repreensão dentro da sala de aula,pois os alunos usam o celular de maneira errada, somente para escutar musica e em paginas de relacionamentos, o que gera conflito entre professor e aluno, por isso a importância de uma pratica pedagógica dinamizada com o uso do celular para que o professor começar criar um vínculo com o aluno, gerando confiança e tornando a aula mais produtiva pois o celular é umas das tecnologias que eles dominam muito bem e usam o tempo todo.O professor para realizar esta aula com o celular, poderia levar vários temas onde formariam grupos para pesquisar e promover debates onde os alunos possam expor suas ideias. Uma forma de "aprender aprendendo".
...