Leitura nas séries iniciais
Por: Marquesvitor • 22/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 727 Palavras (3 Páginas) • 570 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Aline Marques de Andrade Santos
RU: 967095
- TEMA
A formação do sujeito leitor.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
A formação do sujeito leitor e a prática pedagógica no ensino fundamental-ciclo I na Rede Municipal de Ensino de Guarulhos.
2- PROBLEMATIZAÇÃO
Que práticas e intervenções pedagógicas os professores do 4º e 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Guarulhos estão realizando para contribuir no desenvolvimento e formação do sujeito leitor? A escola tem propiciado oportunidades para a formação desses alunos?
3- JUSTIFICATIVA
O tema pesquisado decorre da leitura que é umas das portas de entrada para o mundo do conhecimento, pois é atividade fundamental desenvolvida pela escola para a formação do indivíduo. No entanto, o ato de ler deve envolver o indivíduo como alguém que assume papel atuante e construtivo no ato de ler e não simplesmente decodificar ou ser receptor passivo do texto. Diversos fatores configuram a problemática que envolve a formação do leitor.
É preciso cada vez mais se preocupar com a formação de leitores, pois se percebe em vivências, nos estágios realizados e na atuação diária que no ensino fundamental existe muita dificuldade de leitura, interpretação e entendimento daquilo que se lê, alunos concluindo o ensino fundamental, passando para o Ensino Médio incapazes de realizar uma leitura com fluência, com entendimento, sem compreensão, apenas decodificam.
Dessa forma, a pesquisa visa colaborar para que os professores do ensino fundamental possam refletir sobre suas práticas pedagógicas na formação do sujeito leitor.
4- OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
A pesquisa se propõe a identificar a formação do sujeito leitor assim como refletir sobre a importância atribuída à formação do leitor literário, crítico e reflexivo.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar a contribuição da formação do sujeito leitor para dilatar e arrolar as correntes de socialização.
- Apresentar aspectos teóricos da formação do sujeito leitor.
- Diagnosticar o papel da escola em oferecer um projeto de educação que vise à autonomia crítica.
5- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A escrita e a leitura, assim como outras produções humanas históricas e culturais, tiveram suas concepções modificadas ao longo dos anos.
Para Maria Helena (1994), a leitura não se restringe às letras, mas comporta a compreensão da realidade e das nossas interpretações do que acontece ao nosso redor, pois tudo o que é percebido (apresentado objetivamente) influencia nas nossas reações (respostas subjetivas) e esta condição estimulada definirá os textos escritos. Mas a autora amplia as fronteiras do ato de ler. Questiona-se se o ato de ler vai além da escrita.
...