Linguística da criança
Por: Brunaadilton • 2/3/2016 • Seminário • 334 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
A realidade linguística da criança
- Desde pequenos os seres humanos já se comunicam, mas esta comunicação não é feita por meio oral. A linguagem é um sistema de símbolos culturais internalizados, e é utilizada com o fim ultimo de comunicação social.
- Assim como no caso da inteligência e do pensamento, o seu desenvolvimento passa também por períodos até que a criança chegue a utilização de frases e múltiplas palavras.
- Ao nascer a criança não entende o que lhe é dito. Somete aos poucos começa a atribuir um sentido no que escuta. Do mesmo modo acontece com a produção da linguagem falada. O entendimento e a produção da linguagem falada evoluem.
- Por volta dos 10 meses os bebes imitam os sons que ouvem, deixando clara a importância da estimulação externa para o desenvolvimento da linguagem. Ao final do primeiro ano o bebe já tem certa noção de comunicação.
05-Uma criança de 7 anos que entra na escola para se alfabetizar já é capaz de entender e falar a língua portuguesa com desembaraço e precisão, na mais diversas circunstancias da vida. Quando a mesma desde cedo viu sua casa cheia de livros, jornais e revistas, que ouviu historias, que viu as pessoas lendo e escrevendo, que desde cedo brincou com lápis, papel e tinta, quando entra na escola encontra uma continuação do seu modo de vida e acha muito natural e logico o que se faz na escola. Umas criança que nunca viu um livro, que jamais teve lápis e papel para brincar, vai ter uma atitude em relação a isso, bem diferente.
06-Segundo peaget tanto o biológico quanto as interações com o mundo social são importantes para o desenvolvimento da linguagem.
07- Já de acordo com vygostisky “Não basta apenas que a criança esteja exposta ´a interação, ela deve estar pronta no que se refere a maturação, desenvolver o estágio para compreender o que a sociedade tem para lhe transmitir,”
O8- “ sem linguagem não existe cultura”.
...