Lingua portuguesa
Por: marcyya • 18/4/2016 • Trabalho acadêmico • 425 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
Preconceito Linguístico
- O que é? Como se faz?
O autor nos mostra que a linga portuguesa tem uma diversidade variada no Brasil. Em cada lugar tem sua própria linguagem.
“O “Brasil, um país tão rico como nosso pouco tem o privilégio de ter uma educação de qualidade”. “É preciso, portanto, que a escola e todas as demais instituições voltadas para educação e a cultura abandonem esse mito da” unidade”, do português brasileiro e possam reconhecer a verdadeira linguística de nosso país para melhor planejarem suas politicas de ação junto à população amplamente marginalizada dos falantes das variedades, sem prestigio social”.
O povo brasileiro precisa saber e entender o que diz o telejornal das oito ler os melhores escritores. Nem todos que lê entendem Drummond. Como querem comparar o português do Brasil com o de Portugal. Cada um tem o seu jeito de falar, e a metodologia também muda. Não existe dizer que em Portugal se fala bem português por que ambas têm o direito de falar como quiserem, portanto ambas estão corretas.“ Se falarmos “craudia, praça, pranta” é considerado “errado” e por outro lado dizer” frouxo, escravo, branco, praga “ é considerado “certo”. Isso se deve simplesmente por uma questão que não é linguística mas social e politica. As pessoas que dizem “craudia, praça e pranta” pertencem as camadas sociais desprestigiadas, marginalizadas, excluídas que não tem acesso a educação formal e os bens culturais da elite e por isso a língua que elas falam sofrem o mesmo preconceito que pesa sobre elas ou seja a língua é considerada “ feia ,pobre ,carente “ quando na verdade é apenas diferente da língua .
Cada lugar tem uma metodologia linguística. No maranhão dizem que eles falam correto o português, será? Naquela época tinha pessoas cultas que falavam o português do tu (tu vem, tu vai) ainda existem em alguns estados do Brasil que usam essa expressão, porém isso mudou com o passar do tempo. É complicado nem tudo que falamos, escrevemos. O português é uma língua com muitas variações, ou seja, a língua portuguesa é muito difícil e cheia de mistérios inexplicáveis como reza a mitologia o preconceito linguístico.
- Conclusão
O preconceito linguístico nada mais é do que um preconceito social que distingui e separa classes sociais, criticando ou prestigiando falantes da língua portuguesa brasileira.
- Referência
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é como se faz. 21. Editora São Paulo: Loyola, 1999.
...