Literatura e Convivência : Fantasiando com Pedro Bandeira
Por: dudu098 • 26/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.663 Palavras (11 Páginas) • 681 Visualizações
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGOGICA – ENSINO FUNDAMENTAL
FANTASIANDO COM PEDRO BANDEIRA
INHUMAS - GO
2017
FANTASIANDO COM PEDRO BANDEIRA
1. Tema: Literatura e convivência Título: Fantasiando com Pedro Bandeira
2. Justificativa
Quem nunca quis viajar para o Reino Encantado e conhecer as princesas, fadas, bruxas e príncipes encantados ou que menino não gostaria de viver uma grande aventura, sendo um cavaleiro valente ou encontrar pertinho da sua casa um ovo de dinossauro? Aventuras assim permeiam nossa imaginação desde criança e como as crianças são encantadoras em produzir suas próprias narrativas fantásticas para fugirem um pouquinho do duro mundo real ou para explicarem a si o que sentem, vivem, sofrem ou desejam.
Incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, levando as crianças a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação é o que justifica o projeto “Fantasiando com Pedro Bandeira”.
3. Público-alvo: 5º ano do Ensino Fundamental
4. Tempo Estimado: 04 meses
5. Expectativas de Aprendizagem
• Criar momentos de interação entre as crianças e de interação com a leitura
• Proporcionar momentos de fantasia e desenvolvimento da criatividade
• Dialogar com respeito e empatia
• Suscitar prazer pela leitura e pela literatura
• Conhecer os livros O Fantástico Mistério de Feiurinha e O dinossauro que fazia au-au
• Dialogar sobre esses livros e imaginar além deles
6. Material Escolhido
Livros O Fantástico Mistério de Feiurinha e O dinossauro que fazia au-au
Lápis de cor e lápis de escrita
Papel sulfite
Bolas de isopor, rolo de papel higiênico e lã
Caixa de sapato, caixa de papelão, papeis coloridos
Caixas diversas
Cartolinas
Prato de papelão
Cola
Materiais diversos de sucata
7. Etapas Previstas
Apresentação do projeto
Fazer uma roda de conversa sobre que tipo de histórias as crianças mais gostam de ouvir e ler
Contar que vamos ler livros de um autor que ama aventuras e fantasia
Apresentar Pedro Bandeira às crianças e mostrar os livros disponíveis na biblioteca da escola
Explicar que iremos ler coletivamente dois dos seus livros, O Fantástico Mistério de Feiurinha e O dinossauro que fazia au-au, mas que as crianças podem ficar à vontade para ler outros que se interessarem e, se desejarem, podem compartilhar suas impressões com a turma
Leitura de O Fantástico Mistério de Feiurinha
Perguntar quem assistiu ao filme O Fantástico Mistério de Feiurinha
Mostrar o livro e criar expectativas, será que ele conta a história igualzinho ao filme?
Conversar:
Você se lembra, não é? Quase todas as histórias antigas que você leu terminavam dizendo que a heroína casava-se com o príncipe encantado e pronto. Iam viver felizes para sempre e estava acabado. Mas o que significa "viver feliz para sempre"? Significa casar, ter filhos, engordar e reunir a família no domingo para comer macarronada? Quer dizer que a felicidade é não viver mais nenhuma aventura? Como é que alguém pode viver feliz sem aventuras?
Propor que os alunos escolham um conto de fada de que gostem bastante, localizem-no na biblioteca, releiam a história e em seguida escrevam uma narrativa imaginando o que poderia ter acontecido com os personagens depois do final da história
Ler com os alunos o sumário do livro O Fantástico Mistério de Feiurinha. Eles certamente notarão logo que não se trata de um índice comum: em vez de começar no número 1 e seguir adiante, o livro começa com o capítulo zero, vai para o zero e meio, continua com o zero e três quartos e vai indo de pouquinho em pouquinho até terminar com o capítulo 1. Estimule seus alunos a imaginar por que o autor teria optado por essa maneira excêntrica de numerar os capítulos. (Aqui pode-se fazer um trabalho interessante com frações)
Deixar que folheiem o interior do livro, observando as ilustrações. Certamente eles perceberão logo que aparecem nessa narrativa muitas personagens que eles já conhecem de outras histórias... Pedir que organizem uma lista das personagens conhecidas que figuram nos desenhos.
Estimular a criar hipóteses a respeito do desenrolar da narrativa
Ler o livro para as crianças
• Durante a leitura:
1. Chamar a atenção para o fato de que o texto do livro aparece escrito em parte com uma fonte, em parte com outra. Tentar descobrir o motivo que faz com que o autor opte pelo uso de letras diferentes.
2. Propor que tomem nota toda vez que houver referência a algum personagem que eles já conhecem. Deixar que corrijam e complementem a lista que fizeram observando as ilustrações. Que diferenças e semelhanças podem observar entre o caráter dessas personagens em seus contos de origem e a caracterização descrita no livro de Pedro Bandeira?
3. Propor que tomem nota também de todas as referências que o livro faz a
...