MATERIAIS CURRICULARES E OUTROS RECURSOS DIDÁTICOS
Por: Mariana Mazurek • 28/5/2017 • Relatório de pesquisa • 604 Palavras (3 Páginas) • 710 Visualizações
FACULDADES OPET
CURSO DE PEDAGOGIA
MATERIAIS CURRICULARES E OUTROS RECURSOS DIDÁTICOS
CURITIBA
2017
MARIANA MAZUREK CAMARGO
MATERIAIS CURRICULARES E OUTROS RECURSOS DIDÁTICOS
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos da Didática para obtenção da nota parcial do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.
Prof. Orientador: Maria Cristina Stival
CURITIBA
2017
O que é planejamento? Partindo dessa pergunta, devemos entender que ele é mais que um simples papel, ou apenas exigências burocráticas de uma instituição, deve ser elaborado conforme cada estabelecimento, de acordo com a turma e adaptado para faixa etária trabalhada, jamais deve ser visto como um check list do que se pretende executar em sala, quanto menos tópicos de rotina, pois é um documento que norteia o trabalho docente no dia a dia, nele constam as ações, situações, vivências e conteúdos que o professor desenvolverá durante a sua prática, sendo uma forma de se programar e elaborar metodologias significativas para que a criança se aproprie do conhecimento. Não tem um manual ou uma receita, certo ou errado, cada professor elabora da sua maneira e da forma que julga melhor, o seu objetivo é que tenha funcionalidade para o docente e para os alunos.
Os temas trabalhados devem partir do protagonismo do discente, ser coerentes com os objetivos e propostas, tendo uma sequência lógica de ideias e atividades, priorizando a interdisciplinaridade, não deixando conteúdos soltos, sem a devida finalização, serem flexíveis, permitindo alterações de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.
Os recursos didáticos sem dúvida são de extrema importância, pois é através deles que o professor consegue transformar a teoria em prática facilitando assim a aprendizagem dos alunos, e tornando o conteúdo mais atrativo e significativo, despertando a vontade é o envolvimento dos mesmos.
Os recursos sozinhos não fazem sentido algum se o professor não souber como utilizá-los, se ele não tiver o domínio e o objetivo muito bem definido, por esse motivo vale detalhar bem o planejamento, pois nele estará tudo o que se pretende executar em cada aula, mas de nada um plano muito bem estruturado sem o comprometimento do docente, ele deve proporcionar ao aluno o conhecimento, experimentações, fazer o aluno ir em busca de respostas, que ele questione, concorde ou discorde para que assim ocorra a aprendizagem, a resposta sempre pronta, da forma tradicional não lhe transformará em um ser ativo em sociedade, com ideias e pensamentos próprios.
O planejamento para ser eficaz de fato, depende muito do professor, do seu comprometimento com o trabalho, do respeito e carinho com os envolvidos, e proporcionar uma viagem ao desconhecido, e a eterna troca de experiências.
...