MEMORIAL DESCRITIVO ENTREVISTA COM ARTESÃ BEATRIZ EMIG SOUZA
Por: fernandasasouza • 3/9/2019 • Trabalho acadêmico • 699 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO – UEMANET
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 4º PERÍODO
MEMORIAL DESCRITIVO
ENTREVISTA COM ARTESÃ BEATRIZ EMIG SOUZA
FERNANDA DE SÁ SOUZA LOPES
Balsas - MA
2019
INTRODUÇÃO
O artesanato além de ser constituído por diversas práticas e artes manuais, funciona também como ferramenta de reintegração e motivação. O artesanato surgiu juntamente com a origem do indivíduo. A necessidade de produzir itens funcionais a partir dos materiais ao nosso alcance sempre existiu, expressando a criatividade do ser humano para produzi-los, transformando este em uma forma de trabalho dentro de seu círculo social.
A educadora Ana Mae Barbosa disse, enquanto recebia o Prêmio Ícone da Educação concedido pelo Instituto Europeo di Design:
O artista acha que, por si só, não ensina. Ele acha que não consegue estabelecer essa relação. Mas, necessariamente, por ser artista, ele tem o que ensinar.
Cada artista tem muito a ensinar, independente de qual forma de arte pratique, sua arte em sí já é um ensinamento a quem aprecia.
A presente pesquisa partiu do interesse em verificar a importância do artesanato como meio para demonstrar ideias e criatividade, sendo este também uma excelente ferramenta para o ensino.
JUSTIFICATIVA
O artesanato possibilita ao artista, além de expressar suas ideias e arte, conquistar uma renda e encontrar uma oportunidade profissional que esteja de acordo com a realidade local. Muitas mulheres carecem organizar sua rotina profissional de acordo com uma rotina que priorize a educação dos filhos e o cuidado com a família. Tendo em vista a flexibilidade de horários que o trabalho com artesanato proporciona e a possibilidade de adequar-se a realidade da cultura de onde mora, faz-se necessário estudar como o trabalho artesanal pode oportunizar uma carreia para diferentes pessoas.
OBJETIVO
Pesquisar acerca da realidade profissional de um artesão, seus desafios e os benefícios do trabalho desempenhado para a cultura local.
DESCRIÇÃO
A pesquisa deste memorial deu-se através de entrevista com a artesã Beatriz Emig Souza, realizada em seu espaço de trabalho, na cidade de Paraibano, Maranhão. A partir da admiração pelo trabalho realizado pela artesã, desenvolveu-se perguntas que possam demonstrar como é o trabalho de um artesão e como essa atividade pode trazer benefícios tanto ao artista, quanto a cultura local.
Fale um pouco sobre você?
Me chamo Beatriz Emig Souza, 43 anos, professora formada, casada, mãe de um menina, Isadora 10 anos e dois meninos, Marcos Vinícius 8 anos e Miguel 4 anos e artesã por vocação.
Porque decidiu trabalhar com artesanato? O que o artesanato significa para você?
Trabalho com artesanato porque me realizo, quanto mais detalhes mais gosto de fazer, é algo que me deixa cansada, mas feliz. Hoje trabalho pra ter uma renda, já que não estou mais em sala de aula.
Qual o foco da sua arte?
...