MEUS PAIS CONTAM UMA HISTÓRIA
Por: 2081 • 13/1/2020 • Trabalho acadêmico • 956 Palavras (4 Páginas) • 160 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI UESPI
IV BLOCO NOITE-PEDAGOGIA
DISCIPLINA :PRATICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSOR :RAIMUNDO DUTRA
ALUNA :REJANE SANTOS DE SOUSA E JACKSON
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Meus pais contam uma história...
Teresina ,23de outubro de 2019
1 INDENTIFICACAO Projeto de intervenção
PROFESSOR RAIMUNDO DUTRA
AREA DE ATUAÇÃO:Creches e comunidades
PÚBLICO ALVO:Pais de alunos de 03 a 05 anos
ESCOLA VINCULADA A REDE:A ser implantado na Escola Municipal Bezerra de Meneses Teresina Pi
2 TEMA EM ESTUDO
A contação de história feita pelos pais dos alunos como estimulo voltado a apreciação da leitura
3-TITULO – Meus pais contam uma historia
4-JUSTIFICATIVA
Vivemos um período em que a mídia e as tecnologias estão cada vez mais acessíveis às crianças; as informações chegam pelos meios de comunicação ampliando os horizontes e os conhecimentos. Os livros estão sendo deixados de lado, as histórias estão sendo esquecidas, o que torna um desafio para o e A contação de história nas escolas era uma forma de distrair as crianças e hoje vem ressurgindo a figura do contador de histórias. De acordo com vários estudiosos, a contação de histórias é um precioso auxílio à prática pedagógica de professores na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A contação de história instiga a imaginação, a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo. educador fazer com que as crianças em idade escolar tomem gosto pela leitura
A contação de histórias é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. As histórias são uma maneira mais significativa que a humanidade encontrou para expressar experiências que, nas narrativas realistas, não acontecem.
A contação de histórias, além de pertencer ao campo da educação e à área das ciências humanas, é uma atividade comunicativa. Por meio dela, os homens repassam costumes, tradições e valores capazes de estimular a formação do cidadão. Por isso, contar histórias é saber criar um ambiente de encantamento, suspense, surpresa e emoção, no qual o enredo e os personagens ganham vida, transformando tanto o narrador como o ouvinte. O ato de contar histórias deve impregnar todos os sentidos, tocando o coração e enriquecendo a leitura de mundo na trajetória de cada um. A contação de histórias está ligada diretamente ao imaginário infantil. O uso dessa ferramenta incentiva não somente a imaginação, mas também o gosto e o hábito da leitura; a ampliação do vocabulário, da narrativa e de sua cultura; o conjunto de elementos referenciais que proporcionarão o desenvolvimento do consciente e subconsciente infantil, a relação entre o espaço íntimo do indivíduo (mundo interno) com o mundo social (mundo externo), resultando na formação de sua personalidade, seus valores e suas crenças.
5- PROBLEMATIZAÇÃO
Em mundo globalizado e cada vez mais virtual ,crianças não tem mais como ouvir seus pais contando histórias uma vez que os tablets e celulares são verdadeira babás virtuais ,quebrando a o vinculo dos pais com os filhos acarretando assim a falta de estimulo a leitura .
6 OBJETIVOS
6.1 OBJETIVO GERAL:
Conscientizar os pais dos alunos sobre a importância da leitura para crianças e ajudá los a desenvolver o apreço da leitura pelo seus filhos , resgatar o estímulo da familia ao incetivar essa prática
6.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Mobilizar os pais dos alunos para reconhecer a importância de leitura para seus filhos
- Desenvolver em cada pai de aluno a capacidadede ser um estimulador da leitura.
- Resgatar a arte de contar histórias.
7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
A contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo à criatividade, pois desenvolve a Linguagem, seja ela qual for; é um passaporte para despertar o senso crítico e principalmente fazer sonhar. As histórias têm a função de transmitir conhecimento, educar, instruir, preparar e também promover a inclusão. Dentro desse estímulo do desenvolvimento encontra-se principalmente o estímulo à imaginação, uma vez que, tanto ao assistir quanto ao reproduzir uma história, a imaginação é a principal ferramenta condutora. O contador transfere para o público todas as possibilidades gestuais e de expressão para demonstrar aquilo que é contado; utiliza-se do desenvolvimento do imaginário para ajudar a quem presencia a construção verdadeira. Segundo Abramovich (1997, p. 17): ‘é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário’.
Na formação de um indivíduo, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor faz-se um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo. O contador trabalha a linguagem oral abrindo caminhos para que aprendamos a falar, escrever, ler e pensar melhor. “Leia para uma criança, a leitura estimula a criatividade e a paixão pelos estudos”.
...