Manual para elaboração de Artigo
Pesquisas Acadêmicas: Manual para elaboração de Artigo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleidenice • 8/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.597 Palavras (7 Páginas) • 220 Visualizações
Manual para elaboração de Artigo
Esse Manual para Elaboração de Artigo tem por objetivo auxiliar alunos de graduação em fase de conclusão de curso na preparação, organização, desenvolvimento e apresentação de trabalhos autorais. Durante toda a graduação os estudantes são submetidos a uma série de trabalhos para distintas disciplinas e de acordo com Marconi e Lakatos (2010:220) via de regra ao término do curso os estudantes são incumbidos a elaborar um trabalho de caráter científico.
A elaboração do trabalho científico requer, dentre outras coisas, objetividade na apresentação, para que a intencionalidade do autor fique clara, tanto na exposição das suas ideias, quanto na formatação do documento. O trabalho de investigação, seja ele teórico, prático, bibliográfico ou de campo, oportuniza ao estudante explorar determinado tema ou problema, desenvolve sua capacidade de coletar, organizar e relatar informações obtidas e, mais, de analisar e até de interpretar os dados de maneira lógica e apresentar conclusões.
Este manual foi construído para ajudar você a organizar sua pesquisa e preparar seu artigo com caráter científico. Leia atentamente as orientações e bom trabalho!
1. Regras gerais para a construção de Artigo
Os artigos devem conter em sua estrutura elementos pré-textuais, textuais, e pós-textuais apresentados de acordo com os padrões gráficos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No seu curso de graduação os elementos textuais que compõem o Artigo devem possuir entre 10 e 15 páginas digitadas.
Para Marconi e Lakatos (2010: 218) os trabalhos científicos, como o Artigo, devem ser elaborados de acordo com normas preestabelecidas e com fins a que se destinam. Geralmente este trabalho é baseado em fontes bibliográficas e não precisa ser extenso ou muito específico, todavia devem primar pelo ineditismo e originalidade contribuir não só para a ampliação de conhecimentos ou a compreensão de certos problemas, mas também servir de modelo ou oferecer subsídio para outros trabalhos. As autoras reiteram que os trabalhos científicos podem ser desenvolvidos com base em fontes que permitam a construção de novos temas ou abordagens. A redação do artigo deve conter:
a) Clareza (linguagem objetiva, direta e concisa)
Não deixar margem a interpretações diversas;
Não utilizar linguagem rebuscada, termos desnecessários ou ambíguos,
Evitar a falta de ordem na apresentação das ideias;
2
b) Originalidade (apresenta temas ou abordagens originais, podem ser relatos de experiência de pesquisa, estudo de caso, etc.);
c) Precisão (Cada palavra traduz exatamente o que o autor transmite)
Abordagem direta e simples dos assuntos;
Lógica e continuidade no desenvolvimento das ideias;
Uso da norma culta da língua;
Uso criterioso da pontuação.
d) Revisão (resume, analisa e discute informações já publicadas).
2. Estrutura do Artigo
Elementos Pré-Textuais: precedem o texto e auxiliam na identificação do trabalho.
Exemplos:
Capa (obrigatório)
Dedicatória (opcional)
Agradecimentos (opcional)
Lista de Tabelas (opcional)
Lista de Abreviaturas e Siglas (opcional)
Lista de Símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório)
Capa (obrigatório)
Os elementos que devem constar obrigatoriamente na capa trabalho são: nome da instituição, nome do curso, nome da disciplina, título e subtítulo (se houver), nome do(s) autor(es), nome do(s) orientador(es), cidade, mês e ano. A capa, deve ser apresentada no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) e o projeto gráfico é de responsabilidade do(s) autor(es).
UNIVERSIDADE ANHANGUERA –UNIDERP
NOME DO CURSO
Nome da disciplina
Título do Trabalho e Subtítulo
Nome do(s) autore(s)
Nome do(s) orientador(es)
Cidade, mês e ano.
Margem Superior 3 cm
Margem
Direita 2 cm
Margem
Esquerda 3 cm
Margem
Inferior 2 cm
Sugestão: tamanho
da fonte 14 ou 16
Entrelinhas 1.5
3
Dedicatória (opcional)
Constitui-se em uma página em que o(s) autor(es) agradece(m) pessoas e instituições que contribuíram de forma relevante para o trabalho, prestando-lhes uma homenagem. É inserida na parte inferior, à direita da página.
Agradecimentos (opcional)
Folha em que o autor indica o apoio pessoal, institucional e até mesmo moral e financeiro recebido durante a confecção do trabalho.
Sumário (obrigatório)
O sumário consiste na relação das partes, capítulos, itens e subitens do trabalho, com a respectiva indicação do número de páginas iniciais. O sumário deve observar a sequência dos elementos apresentados na ordenação especificada no corpo do trabalho.
3. Elementos Textuais
Os elementos textuais envolvem a dissertação sobre um determinado ponto da ciência, da arte, da história, etc. ou trabalho sistemático e completo sobre um assunto particular, usualmente pormenorizado no tratamento, mas não extenso em alcance (MARCONI; LAKATOS, 2010: 219). Portanto, os elementos textuais apresentam o estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece uma determinada metodologia. Para Marconi e Lakatos,
...