Matemática, um Mundo de descoberta
Por: regianejulia • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 487 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Matemática, um Mundo de descoberta
Introdução
O desenvolvimento mental da criança, antes do seis anos, segundo Piaget, pode ser sensivelmente estimulado através das diversas atividades na Educação Infantil, tais como: jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de pauzinhos, caixas, etc. A criança vai adquirindo através das atividades conhecimentos matemáticos, e dessa iniciação dependerá muito seu interesse pela Matemática no decorrer de sua vida.
De zero a três anos deve-se estimular as crianças com brinquedos coloridos formas diferentes, permitir a exploração do seu mundo desenvolvendo noção de independência.
Entre 3 a 6 anos as crianças estão no estágio pré-operacional, o do desenvolvimento cognitivo, em que podem pensar em símbolos, mas ainda não podem usar a lógica.
Público alvo
Crianças do ciclo I 1° ano
Justificativa
Deve-se dar a criança oportunidade para observar tudo que a rodeia contando, comparando, medindo, etc. Aproveitando as situações reais, que lhe permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente.
Objetivos
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presente no seu cotidiano.
▪ Comunicar ideias matemáticas encontradas em situações problemas relativas à quantidade, espaço físico e medida, utilizando linguagem oral e matemática.
▪ Possibilitar a criança a ter confiança em suas próprias estratégias e na capacidade para lidar com situações matem áticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
▪ Reconhecer e valorizar o número, as operações numéricas, as contagens orais e as noções especiais, tendo uma aplicação na sua vida.
Estratégias
1. Atividades Permanentes
Calendário: trabalharemos a noção do tempo (dia, semana, mês) e espaço.
Quadro de aniversariantes: as datas dos aniversariantes podem ser trabalhadas, da seguinte forma: quantos dias faltam, a ordem crescente e decrescente das datas.
A Hora da História: podem ser enriquecidas com objetos e brinquedos que contenham números, formas geométricas.
2. Atividade Números e Sistema de Numeração
Através de jogos e brincadeiras
Ao utilizar a contagem oral, usaremos como ferramenta: dominó, amarelinha, esconde-esconde, música que incluam diferentes formas de contagem;
Noções simples de cálculo, sendo desenvolvida a partir de situações problemas, iremos trabalhar com coleções (conjunto, acréscimo e diminuição), brincadeiras de faz de conta (feira, mercado) trabalhando com dinheirinho (compra, venda troca, comparando).
Notação numérica e registros não convencionais, usaremos a pesquisa (idade da família) e atividades com materiais diversos (medidas com palitos).
Noção de sucessor e antecessor, podemos desenvolver materiais como centopeias crescentes, construção de torres com blocos lógicos.
...