LITERATURA INFANTO-JUVENIL: DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS
Por: Dricalp • 7/3/2018 • Trabalho acadêmico • 4.406 Palavras (18 Páginas) • 449 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁCurso de Pedagogia |
MÓDULO: LITERATURA INFANTO-JUVENIL
UNIDADE 1
LITERATURA INFANTO-JUVENIL:
DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS
- Após ter conhecimento do contexto histórico do surgimento da Literatura Infantil no mundo, pense no contexto brasileiro e redija um texto (mínimo de 10 linhas) sobre a Literatura Infantil no Brasil, ou seja, desde as primeiras manifestações literárias voltadas para o público infantil produzidas em território nacional até os anos de 1970.
Foi com a chegada do clássico “O patinho feio” que a literatura infantil ficou marcada no Brasil. Em seguida alguns escritores se propuseram a escrever para esse público, mas, todos sem grande êxito. Na época a produção literária para jovens e crianças era mais voltada ao aspecto didático.
Foi com Monteiro Lobato na década de 20 do século XX, que a literatura linfantil começou a se destacar como tal. O escritor aproximou o leitor de suas obras através da sua forma até então, diferenciada de escrever. As mesclas de realidade, com a magia, deixaram os leitores encantados, sobretudo com um de seus primeiros sucessos: O Sítio do Pica Pau amarelo. O enredo do Sítio era (como a grande maioria de suas obras) baseado em fatos reais, em situações comuns ao cotidiano das pessoas; sobretudo das crianças. Porém a forma como a história era desenvolvida é que chamava a atenção. Personagens surreais como, uma boneca de pano peralta, um sabugo de milho falante, um jacaré fêmea que só faz maldades e um personagem do folclore brasileiro; são um exemplo do encanto contido nas obras de Monteiro Lobato.
- Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil também objetiva o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?
A função utilitário-pedagógica na literatura é a de abordar e transmitir um conjunto de regras e modos de agir; para determinado grupo de pessoas.
- Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Escreva um parágrafo sobre a importância deste escritor para a literatura infantil, citando como desenvolveu os principais personagens do Sítio do Pica-pau-amarelo.
Monteiro Lobato incorporou em sua obra a importância e visão da criança. Suas histórias eram realizadas em ambientes atrativos ao olhar infantil, com personagens que eram familiares à criança, com temas baseados em sua realidade e com o desenrolar divertido e mágico; do jeito que criança gosta. Ele trouxe para a literatura infantil brasileira (já na década de 20 do século XX), uma das características da literatura infantil, destacada por Lajolo; Zilberman (1991), que é a permeabilidade ao interesse do leitor, ou seja, as obras de Monteiro Lobato permitem que seu público (sobretudo crianças) adentre, se insiram e/ou se vejam inseridas naquele contexto; já que sua obra é escrita de acordo com o olhar deste leitor. Todos esses elementos podem ser observados em uma das suas principais obras ‘O sítio do pica pau amarelo’, neste encontramos, sabugo que fala e possui grande Inteligência, uma boneca de pano que fala e apronta mil travessuras, um porco bonachão que se veste como gente, uma vovó bondosa e doce como açúcar, uma empregada que faz parte da família, um jacaré fêmea que assombra o lugar e possui um ajudante de uma perna só; dentre outros personagens que o leitor reconhece de sua realidade e outros que imagina através da magia dos mesmos criados inteligentemente pelo escritor.
- Faça um resumo com as principais ideias do item - Literatura Infantil no Brasil.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série mudanças nestes textos que antes eram meramente (em sua maioria) didáticos. Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado.
Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, espiga de milho inteligente e que tem atitudes de adulto, Cuca, a vilã que aterroriza a todos do sítio, o Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.
- Escolha três autores da produção literária infanto-juvenil atual (após os anos 1970). Escreva um texto explicativo sobre o estilo literário de cada um deles e cite suas principais obras, ou seja, as premiadas e/ou mais vendidas. Não se esqueça de listar as fontes que você consultou para a pesquisa.
1 – RUTH ROCHA:
Entre a irreverência e a independência, acrescentando imaginação à realidade, com poesia e bom humor, invertendo mitos e fantasias, ousadas e até malcriadas mas sempre bem contadas. Suas histórias ensinam a criança a se questionar e faz o adulto enxergar e ouvir o que elas pensam. Provocando a curiosidade e despertando o pensamento crítico Ruth nunca deixa de lado a esperança e o otimismo. Muita história não tem um final fechado, terminam com um convite à ação e à reflexão ou simplesmente com uma provocação, a quem quiser que conte outra.
Principais obras: Marcelo, Marmelo, Martelo, O reizinho Mandão, Procurando Firme, Borba, o Gato, Bom dia, Todas as Cores!, O amigo do rei; dentre outras.
Ruth Rocha - Disponível em: http://www.ruthrocha.com.br/. Acesso em 16 de mai. de 2015.
2 – ANA MARIA MACHADO:
Quando abordamos Ana Maria Machado e sua carreira de escritora na literatura infantil, sentimos a necessidade de citar um nome importante que influenciou positivamente sua formação: Monteiro Lobato. Segundo a autora, a busca pela renovação da literatura infantil deve-se ao fato de que, no Brasil, ela era pouco valorizada e o que se encontrava em circulação eram apenas algumas obras traduzidas para o português, de modo que o contexto das histórias, assim como os sentimentos e os interesses nelas discutidos, eram distantes da realidade de nossas crianças. A influência e a importância da obra infantil de Lobato é assumida por Ana Maria Machado ao declarar que “cresceu lendo e vivendo o universo lobatiano, foi virando gente grande e começou a mostrar a marca disso.” (apud LAJOLO, 1983, p.102).
...